Por que colocar o Vermifiltro em meu projeto?

O Vermifiltro é um filtro de tratamento de efluentes biológico, mimetizando processos naturais que superam largamente os sistemas convencionais de lodo ativados e utilização de fossas sépticas usadas hoje no mercado. Destaca-se pelo menor custo de implantação e baixa manutenção.

O Vermifiltro é constituído de uma única câmara que varia de tamanho de acordo com o projeto e o volume de efluente a ser tratado.  Os efluentes entram pela parte superior, podendo haver uma abertura com tampa para o lixo orgânico.

O filtro é composto de camadas sucessivas que asseguram presença de oxigênio, promovem retenção de matéria orgânica, e criam habitat para a fauna do filtro. Ele retém a matéria orgânica que será digerida pelas minhocas, garantindo a permeabilidade do sistema. Na parte inferior da câmara é colocado um piso elevado que separa a matéria orgânica da água.

Vermifiltro1

Benefícios

  • Não produz lodo;
  • Sem odores, não emite metano;
  • Sem bombas de ar;
  • Processa gordura e óleos vegetais e papel higiênico;
  • Decompõe o lixo orgânico, reduzindo a coleta municipal;
  • Reuso da água para irrigação de plantas;
  • Baixa manutenção;
  • Pode ser incorporado ao paisagismo.

Utilização

Tratamento Completo: Nesse caso o Vermifiltro separa o material sólido, que será decomposto pelas minhocas e micro-organismos, e o efluente líquido é bombeado para um Wetland (Banhado Construído) para um tratamento com plantas macrófitas. Esse efluente tratado pode ser reutilizado para fins não potáveis, como irrigação de jardins e descargas de sanitários.

Substituição da Fossa: O Vermifiltro separa o material sólido, que será decomposto pelas minhocas e micro-organismos, não gerando retirada de lodo, o efluente líquido poderá ter o mesmo fim do efluente liquido da fossa, a grande vantagem é não ter necessidade de remoção de lodo.

Antes da rede pública: Quando há rede de coleta cloacal o efluente bruto vai todo para rede pública. Utilizando o Vermifiltro antes de enviar o esgoto para coleta é possível reter o material sólido, diminuindo significativamente a poluição, muitas vezes esse efluente não tratado é lançado diretamente em rios e lagos sem tratamento prévio.

Como posso adquirir?

Entre em contato conosco pelo email contato@ecotelhado.com.br ou pelo chat.