Telhados modernos1

Telhados modernos: conheça 3 soluções em sistemas da Ecotelhado

Publicado

Para um estilo ainda mais sofisticado e contemporâneo, cada vez mais arquitetos apostam na utilização de telhados modernos e ecológicos em projetos de residências e prédios comerciais. Além de conferirem muito mais relevância ao design, eles também oferecem vantagens diversificadas em relação à sustentabilidade.

Siga a leitura e inspire-se na criação de telhados modernos para o seu projeto!

3 telhados modernos que aliam estética e sustentabilidade

1. Telhado Verde Hidromodular para Coberturas

É o sistema ideal para ser instalado em coberturas de prédios, lajes de residências ou até mesmo no pátio para cobrir aquela lajota que já está ultrapassada. Proporciona uma cobertura vegetada e traz mais conforto térmico ao ambiente interno e maior convívio com a natureza. O Sistema Hidromodular Ecotelhado® usa uma bandeja de plástico reciclado que reserva 50 litros de água da chuva por metro quadrado, para que a vegetação possa absorvê-la conforme sua necessidade.

Na imagem registrada pela Casa Abril, é possível conferir um spa localizado nas montanhas fluminenses que oferece abrigo e aconchego por meio de uma discreta estrutura de madeira – e com telhado verde.

2. Telhado Verde com Laminar Alto

Laminar Alto é o único telhado verde no mercado que serve como cisterna e que é independente de irrigação com água potável. Isto porque ele retém água da chuva, e também funciona como tratamento e polimento de águas cinzas para a reutilização para fins não potáveis. Para esse sistema, é altamente indicado o uso de impermeabilização de PVC.

Funcionando como uma cisterna de água da chuva, o Laminar Alto garante suprimento de até 180 l/m². Pode ser utilizado sobre terraços ou lajes planas. Além disso, aumenta benefícios de retenção de água da chuva e o conforto térmico da construção.

O telhado verde da casa acima está presente nos dois pavimentos e o acesso por ele é facilitado pelo uso da escada lateral. Merece destaque o painel de energia solar que torna a construção ainda mais sustentável.

3. Telhado Verde Alveolar Grelhado

O telhado verde com Sistema Modular Alveolar Grelhado é a melhor opção para coberturas inclinadas. Ele é composto de uma membrana alveolar, responsável pela reserva de água. Possui, ainda, a inclusão de uma grelha tridimensional de PEAD, que permite até 20° ou 30% de inclinação no telhado.

É adequado para quem já possui telhado inclinado e quer reformá-lo. Com o uso do telhado verde a residência ganha conforto térmico, evitando as temperaturas excessivas no verão economizando energia para climatização.

Nesta construção inspirada na arquitetura japonesa, o telhado verde alveolar grelhado é utilizado na cobertura levemente inclinada, conferindo muito mais charme e biodiversidade ao local.

Telhados modernos oferecem os benefícios do design biofílico

Além de proporcionarem ainda mais beleza e sustentabilidade para um projeto arquitetônico, os telhados modernos oferecem também diversos benefícios para a saúde do ser humano.

Como citado em nosso artigo “Você sabe o que é Design Biofílico e como influencia na nossa saúde e bem-estar?”, o Design Biofílico é uma forma inovadora de aproveitar a afinidade com a natureza para criar ambientes onde possamos viver, trabalhar e aprender com mais saúde, melhorando o desempenho e bem-estar físico e mental das pessoas.

Apostar em projetos inovadores que trazem consigo aspectos naturais, como os telhados modernos demonstrados acima, tornam possível a conexão dos seres humanos com o seu habitat natural.

Então, gostou do artigo? Compartilhe!