Unisinos RS

Telhados Verdes podem ser obrigatórios em condomínios

Publicado

Circula na Câmara Federal um projeto para obrigar condomónios a instalarem ecotelhados em suas coberturas. De autoria do deputado Jorge Mudalen (DEM-SP), o projeto de lei 1703/11 quer transformar os telhados de condomínios que sejam verticais com mais de três unidades agrupadas.

Além de promover a sustentabilidade, a ideia é definir os ecotelhados como padrão para melhorar o aspecto paisagístico, trazer mais conforto térmico (reduzindo assim o consumo de aparelhos de ar condicionado) e ainda, promover o escoamento de água, medidas que já são praticadas por quem utiliza nossas soluções.

O projeto define ainda os telhados verdes como sendo uma cobertura de vegetação arquitetada sobre a laje de concreto ou a cobertura do edifício. A proposta estabelece que todos os Estados brasileiros terão a responsabilidade por definir condições e prazos para a adequação dos condomínios.

O deputado exige ainda dentro de seu projeto que os ecotelhados contenham as vegetações prefencialmente nativas e resistentes às variações de temperatura. Os telhados devem ter ainda, camadas de impermeabilização, proteção contra raízes, drenagem, filtragem, substrato e vegetação.

Seguindo tendências internacionais, que cada vez mais incentivam o uso de telhados verdes, o deputado ainda aposta na facilidade de manutenção dos ecotelhados. O projeto será analisado por comissões do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Urbano e da Constituição e Justiça e de Cidadania.

UPDATE:

Confira o vídeo do deputado autor da proposta, Jorge Tadeu Mudalen, explicando seu projeto:

Posts relacionados:

>>> Brasília estuda proposta de adoção do IPTU verde para promover sustentabilidade

>>> Reaproveitamento de água vira lei em Niterói

>>> Primeira escola com certificação LEED no Brasil terá Ecotelhado