captação água da chuva

Trabalhe com captação da água da chuva com telhado verde

Publicado

Em relatório divulgado em março de 2019, a ONU apresentou um relatório sobre a falta de acesso a água e as dificuldades que os países terão de enfrentar por conta da escassez desse recurso natural. A captação da água da chuva se faz cada vez mais importante nesse sentido. 

Por conta da devastação do meio-ambiente, os cidadãos têm se interessado por formas de vida mais sustentável e, neste artigo, vamos discutir a vantagem do telhado verde para a captação deste recurso.

Siga a leitura!

Captação da água da chuva é possível com a Ecotelhado

O telhado verde surgiu como uma alternativa extremamente viável para as pessoas que buscam um estilo de vida mais sustentável e que não agrida o meio ambiente. 

Ele oferece benefícios como a proteção térmica e acústica, a harmonia com a natureza, a redução da poluição, a formação de um mini ecossistema. 

O telhado verde da Ecotelhado apresenta uma característica que o difere das demais opções disponibilizadas pelo mercado. Com o uso desses modelos é possível captar água da chuva, gerando ainda mais economia às residências e aos prédios comerciais.

Ao reservar água da chuva o telhado verde com captação da água da chuva garante maior harmonia com a natureza e mais conforto térmico. O teto verde oferece benefícios diversos. Entre eles, merecem destaque: 

  • Reciclagem de águas cinzas ou negras do próprio prédio (sistema semi-hidropônico).
  • Formação de cisterna de captação de água da chuva acoplada na própria laje do telhado verde. 
  • Água fica retida no piso elevado, abaixo da vegetação e pode ser reutilizada em outros fins não potáveis.
  • Uso da hidroponia com irrigação subsuperficial da planta. 
  • Produto ideal para criar processos biofílicos de tratamento de águas pluviais e resíduos orgânicos

Relembre os principais tipos de telhado verde

São vários tipos de telhado verde produzidos pela ecotelhado que possuem características específicas para cada propriedade e consumidor. Veja abaixo alguns dos produtos oferecidos:

  • Telhado verde hidromodular: é uma boa opção para quem mora em prédios, casas com lajes ou pátio com imperfeições. Se combinado com grama, esse tipo consegue ser um sistema de irrigação interno que não necessita de substrato. Entre seus benefícios destacam-se a diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo, o próprio armazenamento de água, redução da poluição, manutenção simples e com menor custo.
  • Sistema laminar alto: é ideal para terraços ou lajes planas, não precisa de irrigação, pois retém água da chuva. Como possui um sistema integrado ecoesgoto, ele funciona para a reutilização de água de forma não potável. Entre os benefícios destacam-se a retenção de água da chuva, o conforto térmico acústico, a diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo e a diminuição da amplitude térmica. 
  • Telhado alveolar grelhado: é utilizado em coberturas inclinadas e composto por uma membrana alveolar que reserva água. Como possui uma grelha tridimensional PEAD, o telhado pode ser inclinado 20 graus ou 30%. Entre os benefícios destacam-se o conforto térmico e acústico, a diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo e a diminuição da amplitude térmica.

Então, ficou interessado em captar água da chuva através do telhado verde? Entre em contato conosco!