Unisinos RS

Uma fazenda de valores

Publicado

Em Shenzhen, na China, uma antiga fábrica de vidros abandonada foi transformada em uma bela fazenda urbana, repleta de vegetais e outras plantas. O projeto de Thomas Chung ganhou forma em 2013 e liga a grande cidade ao campo. Por representar uma iniciativa tão positiva, a construção foi apelidada de Value Farm – Fazenda de Valores (em tradução livre).

52feb06ae8e44e3cd0000174_value-farm-thomas-chung_1_vf_big_panorama (1)

O espaço de 2.100 metros quadrados foi estruturado com telhados verdes que abrigam alimentos frescos, produzidos organicamente. Integrando agricultura urbana e arquitetura verde, essa intervenção urbana trouxe diversos benefícios aos habitantes, tais como hábitos mais saudáveis e eventos culturais. A fazenda conta com um lago natural e biológico e irriga as plantas com a água subterrânea do local.

52feb110e8e44e3cd0000175_value-farm-thomas-chung_5_vf_crops_1_dscn0164_new-530x399

Para efetivar as idéias de Thomas Chung, também foi levada em conta uma preocupação ambiental e social. Dessa maneira, estruturas do local foram aproveitadas para evitar desperdícios, e essas, ganharam novos papéis na fazenda, onde cada um ganhou espaço nos diversos núcleos que foram formados.

As diferentes áreas foram separadas pro tijolos, em sortidos tamanhos para possibilitar uma grande variedade de culturas. Essa transformação em Shenzhen foi uma proposta que trouxe inúmeras vantagens aos moradores do local. A fazenda de valores deixou a região mais bela e mais verde, além de ter aumentado a integração da comunidade.