A ESCOLHA DAS PLANTAS PODE AUMENTAR OS BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS

Publicado

Os sistemas de tecnologia verde trazem inúmeros benefícios, muitos já escrevemos por aqui. Mas a escolha das plantas pode acrescentar muitos outros!

Certas espécies podem fazer da sua parede ou telhado verde um repelente natural, como por exemplo:

Citronela – planta medicinal, um dos repelentes naturais mais famosos. Ajuda a espantar moscas, mosquitos e formigas. Para nós o cheiro é bom, mas para o insetos não!

Lemongrass leaf in morning with drop of meadow

Lavanda – além de linda e cheirosa, mantém vários insetos longe!

iStock_000004081798_Small

Manjericão – o seu cheiro mais forte não é agradável para insetos. E ainda é um excelente tempero!

Alecrim – ótimo em receitas, o alecrim também serve para espantar mosquitos e ajuda a manter os gatos longe das hortas, jardins e quintais.

para afastar certas pragas das hortas urbanas, mas ainda ter alimentos orgânicos livres de agrotóxicos, o uso de algumas espécies ajuda muito:

Alho:  alho na horta é benéfico para o uso na culinária e ainda para afastar as pragas que gostam de atacar os tomates.garlic

Cheiro-de-mulata:  o cheiro forte repele insetos voadores.

Hortelã: uma delícia para fazer chá e sucos e ainda repele lepidópteros, como a borboleta-da-couve, formigas e ratos.

Sálvia: a erva repele a mariposa do repolho.

Coentro: o coentro é ótimo contra pulgões e ácaros.

iStock_000002143193_Small

Capuchinha: uma flor que pode ser comestível que pode ser usada em saladas (desde que seja cultivada sem o uso de agrotóxicos) e que repele vermes que atacam e matam as plantas e insetos.

Para melhorar a qualidade do ar, o conforto térmico, a qualidade de vida e ainda para comer, beber e proteger, as plantas estão à nossa disposição, é só escolher o sistema, plantar e colher o que há de melhor!