telhado-verde-ecologico-teto-verde-unisinos

Telhado Verde Ecológico / Teto Verde

Evolução do telhado Verde Convencional é Ecotelhado

Em um projeto com caráter sustentável a alternativa mais importante é a utilização de um Ecotelhado, tendo em vista a gama de benefícios que ele oferece ao promover a conforto térmico, reservatório de amortecimento pluvial, design biofílico e retenção de partículas do ar e purificação do ar com produção de oxigênio. Pode ser instalado sobre laje plana ou inclinada.

Benefícios do Telhado Verde

Armazena água da chuva

  • Reciclagem de águas cinzas ou negras do próprio prédio (sistema semi-hidropônico).
  • Formação de cisterna de captação de água da chuva acoplada na própria laje do telhado verde.
  • Água fica retida no piso elevado, abaixo da vegetação e pode ser reutilizada em outros fins não potáveis.
  • Usa hidroponia com irrigação subsuperficial da planta.
  • É o produto ideal para criar processos biofílicos de tratamento de águas pluviais e resíduos orgânicos

É amigo da natureza

  • Melhora a relação entre as edificações e o meio ambiente, corrigindo o passivo ambiental.
  • Contribui para formação de um eco sistema, com diversos pássaros, borboletas e joaninhas.
  • Reduz a poluição do ar pelo sequestro de carbono.
  • Cria um ambiente biofílico.

Garante proteção térmica e acústica

  • A cobertura vegetal troca/consome a energia do sol através da evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do prédio.
  • É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo.
  • O telhado verde, ao contrário de telhas ou lajes de concreto, não irradia os raios solares, diminuindo o calor em seu entorno.
  • É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo.

Auxilia na pontuação de certificações

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
  • Aqua (Alta Qualidade Ambiental) certificada pela Fundação Vanzolini.
Parque da Cidade estrutura biofilica

Por que escolher o Telhado Verde da Ecotelhado?

  • É a pioneira e a maior fornecedora de sistemas para Arquitetura Sustentável no Brasil desde 2004.
  • Atendemos todo o Brasil para projetos residenciais, corporativos e varejo.
  • Exporta para mais de seis países da America Latina.
  • Oferece tecnologias de ponta para gerenciamento de sistemas verdes.
  • Todos os sistemas de telhado verde utilizam tecnologia de reserva e amortecimento de água pluvial.
  • Respeito e dedicação com a natureza.

Perguntas frequentes sobre Telhado Verde

Deve ser verificada, primeiramente, a capacidade de carga da base onde será colocado o telhado verde. Para a escolha do sistema Ecotelhado deve ser verificado o tipo de utilização que se quer dar ao telhado verde.

O telhado verde exerce várias funções. Ele proporciona conforto térmico, ao interior da edificação, cria um ambiente natural sobre uma laje, retém água pluvial.

Os sistemas de telhado verde da Ecotelhado possuem baixa carga. O peso por metro quadrado poderá variar conforme o sistema, a quantidade de água do reservatório e tipo de vegetação. Em geral a carga é a partir de 80 kg/m².

A Ecotelhado possui quatro tipos de telhados verde: Sistema Laminar(possui grande reservatório de água), Sistema Azul e Verde (para reservatório de retenção ou amortecimento de água pluvial), Sistema Alveolar (para lajes planas) e Sistema Grelhado (para telhados inclinados).

Qualquer tipo de vegetação. A preferência deve sempre recair para forrações e vegetação que possua raízes menos agressivas. Pode-se fazer desde uma horta, grama, ou uma cobertura paisagística com plantas diversas.

Ecotelhado é a marca registrada da empresa que atua desde 2004 na execução de telhados verdes, jardim vertical e outras soluções para infraestrutura verde.

Para a execução do telhado verde sobre telha de amianto deve-se verificar a estrutura de madeira do telhado. O espaçamento do ripamento deve ser no máximo de 60 cm as telhas devem ser de no mínimo 6mm de espessura e a estrutura de madeira deverá suportar uma carga de no mínimo 80Kg/m².

A grama deve ser plantada sobre um sistema ecotelhado com reservatório de água com cuidados das raízes. A grama deve ser plantada preferencialmente em coberturas planas e onde exista reserva de água, pois as gramínias necessitam de umidade permanente para sobreviver.

Para a execução do telhado verde inclinado é necessário utilizar o Sistema Grelhado da Ecotelhado, pois ele retém as partículas e possue reserva de água para suprir as necessidades da vegetação. A cobertura inclinada deverá suportar uma carga de no mínimo 80Kg/m² do sistema de telhado verde Grelhado da Ecotelhado.

Os sistemas da Ecotelhado atraem insetos?

O telhado verde atrai borboletas, besouros, joaninhas e outras espécies de habitat externo à moradia. Esses insetos são essenciais à vida de outros seres, como os pássaros. Já insetos que preferem o interior das casas, como baratas, moscas, mosquitos, pulgas, são atraídos apenas por detritos humanos. Aliás, uma das vantagens é restabelecer o espaço vital para outras espécies nas cidades.

Como se faz a manutenção do telhado verde?

Assim como um jardim convencional, o telhado verde necessita de  alguma manutenção. Se você notar fraqueza nas plantas, por exemplo, pode-se utilizar fertilização com algum composto orgânico em pequena quantidade. Entre em contato para solicitar uma manutenção.

Solicite um orçamento

Melnick-Even