jardim vertical parede verde unisinos porto alegre

Jardim Vertical

Conheça o Jardim Vertical da Ecotelhado

O jardim vertical ou parede verde é o conjunto da estrutura incorporado à fachadas exteriores ou paredes interiores. É o revestimento que integra natureza à arquitetura de uma construção. A alternativa confere um design biofílico aos locais, os tornando mais agradáveis e sustentáveis. São inúmeras as possibilidades de aplicação, que variam conforme disposição de espaço, tipos de plantas, além de escolha para interior ou exterior. 

Benefícios do Jardim Vertical/Parede Verde

Reduz poluição

Retém material particulado e CO2, além de reduzir a poluição do ar e melhorar a sua qualidade e umidade.

Convívio com a natureza

Certificações

Auxilia na pontuação de certificações como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Durabilidade e isolamento

  • Funciona como isolamento acústico e térmico.
  • Quando o jardim vertical é externo ele contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica.

Perguntas Frequentes sobre Jardim Vertical/Parede Verde

Diferentemente dos demais sistemas que usam substrato orgânico, os Jardins Verticais da Ecotelhado são fundamentados na hidrocultura, porque utilizam argila expandida ou fibra de coco. A argila e fibra tem alta porosidade e grande oxigenação e não compacta com o tempo, evitando a troca de substrato. Os nutrientes são supridos através da fertirrigação, que faz com que haja um maior controle do crescimento da vegetação.

Os sistemas possuem reserva de água a cada floreira, conferindo um tempo de inércia maior do que outros sistemas do mercado. Paredes verdes pequenas podem ser irrigadas manualmente uma vez por semana (dependendo da incidência de sol e vento), ou mais. Para tamanhos maiores é fundamental usar o sistema de irrigação automático que é um timer ligado a solenoide, programável de acordo. O sistema pode ainda ser integrado a aquaponia gerando não só água como nutrientes para as plantas de forma natural e pode servir como filtro de piscina ou lago biológico.

Recomendamos o uso de mudas jovens que sofrem menos com o transplante. Lembre que o jardim vertical é, normalmente, perene. Por isso é importante a adaptação das plantas. Também é um erro pensar que é vantajoso o uso de substratos super férteis que fazem crescer em excesso, exigindo podas frequentes. O ideal é controlar a fertilidade através da fertirrigação de seu jardim vertical.

Os Jardins Verticais da Ecotelhado dispensam impermeabilização de parede, pois os módulos são feitos de plástico reciclado que impermeabilizam automaticamente a parede. A água flui do contêiner superior para o de baixo, protegido pelo plástico das floreiras. Eles são muito práticos e de fácil manutenção.

Devemos utilizar plantas compatíveis com a luminosidade do local. Plantas de sombra vão exigir uma luminosidade em torno de no mínimo 800 lux enquanto plantas de sol necessitam de 5.000 a 10.000 lux (lúmen por metro quadrado). Recomendamos a utilização de um luxímetro para determinar. Quanto mais cuidado, melhor será o desempenho de seu jardim na parede. Muitas vezes a luminosidade é diminuída por películas venezianas ou cortinas. Manter luz tipo growled artificial é uma boa medida para compensar.

A irrigação em excesso pode induzir a podridão das raízes algumas plantas. Isto é muito comum em plantas de interior que exigem menos luminosidade. Estas plantas são, geralmente, muito sensíveis ao excesso de água. Tenha em mente também que a necessidade de água vai variar de acordo com a época do ano demandando mais água no verão e menos no inverno. A sensibilidade do jardineiro é fundamental para determinar a frequência de rega. Não exagere e lembre sempre que o jardim vertical tem em suas floreiras uma pequena reserva que é passada para as plantas.

Todos os sistemas da Ecotelhado foram projetados para serem montados por uma pessoa de talentos normais, mesmo que nunca tenha feito isto antes. As cremalheiras de suporte são fornecidas em alturas diferentes como 1m, 1,5m, 2,0 m 2,5m e basta 1 ou 2 parafusos para colocar 1m² de parede. O plantio é feito pela transferência da planta com o torrão para a floreira e preenchimento com fibra de coco. Muitos de nossos clientes fazem a montagem de seus jardins sem dificuldades. É muito fácil instalar um jardim vertical.

As plantas podem ser de qualquer floricultura local, podendo ser compradas diretamente para o seu jardim vertical.

Sim, poderá ser instalado no interior (jardim de inverno), entretanto deve-se observar a exigência de luminosidade para a planta escolhida. Entenda que é necessário um mínimo de luz para a fotossíntese e nem todas as plantas sobrevivem com pouca luz. Sintoma de falta de luz é o estiolamento ou crescimento internodal. É recomendável o uso de iluminação artificial com lâmpadas growled.

O plástico utilizado nas paredes verdes da Ecotelhado é todo reciclado e reciclável. O sistema isola a água da parede, retém grande quantidade de substrato e ainda tem comunicação das raízes entre um contêiner e o outro. Reserva água em cada floreira, possibilitando uma rega menos frequente. Outra vantagem é a facilidade de desmontagem e remontagem do jardim em outros locais sem perda de material.

Solicite um orçamento

jardim-vertical-SP-ecotelhado