A REVITALIZAÇÃO DE UMA ÁREA ATRAVÉS DO VERDE NA ESPANHA

Publicado

Delicias é um bairro densamente povoado na cidade de Saragoça, Espanha, formado na década de 50. No final de 1990 um prédio com estrutura comprometida foi demolido, criando um espaço vazio e uma necessidade de revitalização.

plaza_delicias11

A conceituação do projeto Plaza Delicias começou no final da década de 1990 como resultado de uma iniciativa da associação de moradores do bairro que reuniu o apoio local, inclusive da cidade de Saragoça, para trabalhar no local.

O principal desafio do projeto consistiu na criação de um espaço público representativo que poderia fornecer vários benefícios, inclusive oferecendo um lugar de encontro para a comunidade, bem como um espaço de lazer e integração e associação com a natureza, que era muito desejado.

plaza_delicias7

Para os designers, uma proposta de jardim vertical – semelhante ao conceito de hortas comunitárias – foi a resposta. Este jardim daria fim às paredes áridas pouco atraentes e se tornaria um jardim não apenas de contemplação, com 84 espécies.

plaza_delicias10

O jardim vertical e as ruas adjacentes convergem em uma praça com diferentes níveis, com destaque para a presença de um palco com arquibancadas. A partir deste nível básico, os visitantes podem acessar o andar inferior da associação, ou subir as rampas para outros níveis com os seus espaços de perspectiva.

plaza_delicias8

Iniciativas e propostas de atividades estão continuamente sendo apresentados, como a criação de espaços de atividades artísticas ou incorporação de uma sala de aula permanente em um dos espaços do jardim vertical onde os moradores vão encontrar o suporte técnico para criar seus próprios lotes de plantas e cuidar delas. O objetivo é dar a praça um caráter educativo.

plaza_delicias4