paisagem-conforto-térmico

Como promover conforto térmico nas construções? Veja 4 possibilidades

Publicado

O conforto térmico baseia-se no bem-estar. Na Engenharia Civil, muitas técnicas são aplicadas nas construções com o objetivo de promover tal benefício. Inclusive, as soluções sustentáveis para ambientes internos estão sendo cada vez mais requisitadas em obras residenciais e corporativas.

O aproveitamento de recursos naturais é a principal forma de promover conforto térmico aos ambientes. Além disso, o uso de materiais sustentáveis também pode auxiliar nessa questão. 

Continue a leitura e confira 4 formas de promover conforto térmico nas construções!

O que é conforto térmico?

Antes de saber quais são essas formas, é preciso entender o que é conforto térmico. Em poucas palavras, é quando você não sente frio nem calor e um ambiente. Você se sente confortável e acolhido, a ponto de não quer mais sair do local. 

A construção civil pode proporcionar esse conforto de várias formas. O uso de elementos sustentáveis é uma excelente opção. 

Veja alguns exemplos de materiais:

1 – Telhas Termoacústicas

Essa cobertura também é conhecida como “telha sanduíche” e possui elementos que isolam a temperatura. 

Além da temperatura, é uma ótima forma de isolar o som. Sua estrutura consiste em duas placas metálicas de aço galvanizado, tendo entre as duas o material isolante. Esse material pode ser composto por poliestireno (isopor), mas também pode contar com maior sustentabilidade e acessibilidade, sendo composto por vidro ou lã de rocha.

2 – Madeira de Reflorestamento

Essa madeira substitui o uso de forro de gesso que expele gases tóxicos que são prejudiciais ao meio ambiente. Por existir um controle na plantação e extração dessa madeira, é altamente recomendável tal substituição de maneira sustentável. 

3 – Telhado Verde

Esse sistema baseia-se no uso de substratos e uso do solo como cobertura. Sendo 100% sustentável, seus benefícios são inúmeros. Além disso, esse telhado retém a água da chuva, evitando alagamentos ou inundações. 

Sua drenagem sustentável realiza todo o processo, além de ser isolador térmico e acústico. As camadas utilizadas no telhado verde são escolhidas com base em estudos e tecnologias avançadas, para que suas funções sejam executadas com excelência. 

4 – Cores

Apesar de muitas pessoas tratarem as cores como um mito para o conforto térmico, é provado cientificamente que elas são muito eficientes nesse meio. As cores mais claras refletem os raios solares, amenizando a temperatura do ambiente. 

Considerando todos os climas que existem ao longo do Brasil, a escolha da cor certamente ajudará a promover o bem-estar do ambiente. Outras cores com variados tons trazem também vantagens psíquicas, como atenção e comunicação conforme o local.  

O conforto térmico é uma realidade que está bastante presente na vida dos profissionais de construção civil, os quais são os responsáveis pela sua concretização. 

O uso dos recursos sustentáveis é uma excelente forma de deixar a construção menos agressiva ao meio ambiente, além de proporcionar uma maior interação com a natureza.

Que tal implementar essas técnicas de sustentabilidade em casa ou no seu ambiente profissional? 

Entre em contato com a Ecotelhado e conheça nossas soluções em sistemas para arquitetura e bioconstrução!