Ecotelhado na primeira escola verde da A. Latina

Publicado

A primeira escola verde da América Latina – e primeira pública do mundo – entra em funcionamento nesta sexta, 20 de maio. E nós, da Ecotelhado – especialistas em infraestrutura verde urbana – estamos presentes neste projeto inédito. Os nossos sistemas – telhado verde, ecopavimento e brise vegetal – foram fundamentais para a conquista da certificação LEED Schools. O Colégio Estadual Erich Walter é localizado na zona oeste do Rio de Janeiro.

As tecnologias da Ecotelhado atenderam requisitos do selo LEED Schools, concedido pela Green Building Council Brasil, como tratamento térmo-acústico e qualidade do solo. Foram instalados 800m² de telhado verde para visitação. Este proporciona conforto térmico, diminuindo a necessidade de utilização de equipamentos de ar-condicionado, assim evitando ruídos e gasto de energia.

Já os 600m² de ecopavimento ajudam na redução de ilhas de calor, recarga dos aquíferos e ainda na prevenção das enchentes. E a brise vegetal, 24m², contribui para a revitalização das fachadas, dando novas perspectivas ao paisagismo natural.

O projeto, desenvolvido pela Arktos – Arquitetura Sustentável – tem o formato de um catavento o que promove a iluminação natural durante todo o dia, diminuindo o consumo de luz elétrica.

A escola também é totalmente adaptada para alunos com necessidades especiais: portas mais largas, rampas com pouca inclinação e inscrições em braile. Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) em parceria com a empresa ThyssenKrup CSA o Colégio Estadual Erich Walter vai trabalhar para a formação de cidadãos conscientes.