Fertilizante natural para plantas: uma solução eficaz e ecológica

Publicado

O uso de um fertilizante natural é essencial para que as plantas cresçam bonitas, saudáveis e fortes. Atualmente, lojas especializadas em produtos para cultivo, como a Loja do Verde, disponibilizam aos clientes ingredientes saudáveis para garantir ainda mais saúde ao cultivo.

Com algumas dicas rápidas, a fertilização de plantas pode se tornar uma tarefa muito mais simples. Por isso, o artigo de hoje esclarece diversos pontos sobre o assunto e traz recomendações para que sua plantinha se torne muito mais saudável.

Continue a leitura e confira. 🙂

Entenda a ação dos fertilizantes naturais em plantas

Quando as plantas estão inseridas em ambientes livres, elas são adubadas através de resíduos naturais, como folhas secas, insetos mortos e, até mesmo, fezes de animais. No entanto, as espécies que estão plantadas em vasos não recebem os mesmos nutrientes – pelo simples fato de não estarem em contato direto com a natureza.

Dessa forma, é indispensável utilizar fertilizantes naturais para que as plantas cresçam saudáveis, bonitas e fortes.

Há diversas apresentações e tipos de adubos. Entre tantas opções, destacamos os fertilizantes naturais, que não agridem o meio-ambiente e não prejudicam a saúde dos seres humanos.

Para entender a ação dos fertilizantes naturais em plantas, é indispensável compreender a função dos macro e micronutrientes. Os nutrientes absorvidos em grandes quantidades pelas culturas são considerados macronutrientes. Sem eles, a planta não consegue crescer e definha.

Já aqueles absorvidos em menores quantidades, são considerados micronutrientes. Na ausência deles, a planta cresce, mas apresenta deformações em suas partes. Vale lembrar que os micronutrientes são absorvidos somente pela folha das plantas.

As plantas absorvem os fertilizantes naturais de maneiras diferentes, podendo ser pelas raízes ou folhas. A adubação foliar é uma das formas mais eficientes para a alimentação vegetal, já que não permite que o nutriente se perca no ambiente.

Conheça 3 fertilizantes naturais para as plantas

Na Loja do Verde, contamos com diversos fertilizantes e produtos naturais para as plantas. Neste artigo, separamos três opções que você precisa conhecer:

Uréia: a Uréia é um fertilizante rico em Nitrogênio (45%), o macronutriente mais importante e absorvido em maior quantidade pelas plantas, sendo fundamental para seu desenvolvimento. É um adubo de ação verdejante, que acelera o processo de crescimento, dando mais vigor às plantas. Pode ser aplicado em todo jardim, gramados, hortas, árvores, etc.

Fertilizante Verde Foliar: com alta concentração de nitrogênio e uma alta quantidade de uréia em sua formulação, o fertilizante verde foliar é rapidamente absorvido pelas folhas corrigindo as deficiências apresentadas, revigorando-as e intensificando sua coloração. Em geral, metade da dosagem aplicada é assimilada em até 36 horas. Pode ser usado em todos os tipos de plantas.

Vit Org L: melhora o metabolismo, maturação e absorção de nutrientes; melhora a atividade microbiana e as características físicas do solo. VIT-ORG é um fertilizante orgânico líquido com base em extratos de plantas ricas em polissacarídeos. Caracteriza-se por uma alta concentração de carbono, azoto e potássio em forma orgânica.

Se você gostou do artigo, não deixe de acompanhar também nosso post sobre controle de pragas com produtos naturais!