Na cobiçada, fervilhante e poluída metrópole mundial, no bairro do Brooklin, será construído o maior telhado verde do mundo, com uma área de 9,3 mil metros quadrados, equivalente a dois campos de futebol no tamanho oficial da FIFA.
O Brooklin é considerado o bairro mais sustentável não somente dos Estados Unidos, como também do mundo. Nesse bairro já existem outros telhados verdes produtivos. São as denominadas hortas urbanas, que produzem toneladas de vegetais e hortaliças.
Já é comprovado que os tetos verdes têm a capacidade de regenerar a saúde do meio ambiente. Eles transformam áreas poluídas em locais aprazíveis para moradia humana e habitat para insetos polinizadores como borboletas, pássaros e outros animais de pequeno porte que haviam se afastado das metrópoles devido à urbanização desordenada.
Esta horta urbana, que pela grande área pode ser chamada de fazenda urbana, será construída sobre a cobertura de um enorme e antigo armazém da Marinha dos Estados Unidos. Como acontece em outros locais, prédios desocupados estão sendo reutilizados para contribuir com a melhoria do microclima. Além disso, os alimentos produzidos nesse local estarão isentos de aditivos químicos. Eles serão plantados de forma orgânica através da técnica de hidroponia.
Esse projeto é iniciativa de uma empresa que tem vasta experiência com a instalação de telhados verdes nos Estados Unidos. A empresa objetiva que a produção dessa horta venha suprir parte da demanda dos moradores do Brooklin.
Segue vídeo em inglês da primeira horta urbana dos Estados Unidos:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KZN3ucwePGk