NOVO EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL EM SP: CONHEÇA O PARQUE DA CIDADE

Publicado

O Parque da Cidade visa reestruturar o conceito de sistemas urbanos, trazendo uma nova perspectiva de empreendimento sustentável, moderno e funcional.  Uma edificação multiuso inspirada  no conceito de cidades compactas, onde se unifica serviços no mesmo ambiente. O complexo insere as pessoas dentro de uma nova proposta biofílica, com espaços que priorizam os pedestres e o uso da bicicleta, mais do que os automóveis. Uma infraestrutura de lazer e serviços para se morar e trabalhar.


O empreendimento biofílico localizado na cidade de São Paulo, atingiu o nível Silver, O Parque Cidade recebeu a certificação LEED for Neighborhood Development (LEED ND) nível Silver, desenvolvido pelo U.S. Green Building Council. Até então este tipo de certificação era inédita na América do Sul. Esta certificação atesta que a estrutura da edificação, promove benefícios tanto para seus usuários como para as comunidades em seu entorno.


O LEED ND Silver confirma que o Parque da Cidade agrega iniciativas e sistemas que instigam a utilização de meios de transporte eficientes e alternativos, favorecendo a melhoria da mobilidade e qualidade de vida, além de oferecer áreas de lazer e convívio para as comunidades vizinhas, tais como parques e espaços naturais.


Saulo Nunes, diretor de Incorporação do Parque da Cidade, diz que o empreendimento demonstra que as cidades podem contribuir para o meio ambiente, crescer de forma sustentável, minimizando os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento socioeconômico. “São Paulo é uma metrópole que oferece grandes desafios e o Parque da Cidade teve cada detalhe cuidadosamente planejado para melhorar a vida das pessoas e trazer impactos sociais e ambientais positivos para a região. A aquisição da certificação LEED ND é o reconhecimento de que estamos no caminho certo.”

O Parque da Cidade tem um jeito sustentável de pensar e agir que está presente em todos os detalhes deste projeto. E cada ícone destes explica um deles.

O terreno tem mais de 80 mil m² e se encontra na Zona Sul da capital paulista, a edificação é composta por 10 estruturas – 5 Torres Corporativas, 1 Torre de Salas Comerciais, 1 Shopping, 2 Edifícios Residenciais, Quiosques e Restaurantes integrados a um parque linear –, reunindo um conjunto inédito de soluções sustentáveis que se preocupa com os aspectos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e os benefícios econômicos para a região.

Totalmente interligado a uma área verde de 22 mil m² e em completa harmonia com os contrastes urbanos da grande metrópole de São Paulo, o Parque da Cidade é totalmente permeável, sem a presença de muros, aberto para o público – moradores dos residenciais, comunidades próximas, profissionais e visitantes. A qualidade do projeto e as soluções biofílicas conscientes empregadas levaram-no a integrar o seleto grupo de 19 empreendimentos do mundo que participam do Climate Positive Development Program.


A Ecotelhado foi responsável  pela execução dos telhados verdes presentes nas torres do empreendimento. O projeto, que foi dividido em duas etapas, conta com os sistemas de piso elevado vegetado Laminar Médio e Alveolar Leve.

O sistema Laminar Médio é uma estrutura hidropônica que capta a água da chuva, tem capacidade de reservar até 50 l/m², e também pode tratar o efluente da edificação. Assim, não é necessário desperdiçar água potável na irrigação. O sistema também pode comportar placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Neste projeto, o telhado verde apenas capta a água da chuva. 

O Sistema Alveolar Leve é composto de uma membrana alveolar que também reserva água e tem capacidade de armazenar 35 l/m². Seu uso permite inclinação no telhado de até 20% ou 10°. Ambos trazem conforto térmico e acústico para ambientes internos, aumentando a biodiversidade à cidade. Além de seguir uma estética biofílica, trazendo conceitos naturais e desenhos orgânicos pra compor o ambiente, os sistemas da Ecotelhado trazem benefícios para a saúde dos moradores e comunidades próximas, favorecendo o desenvolvimento natural do meio ambiente.

Neste telhado verde constam as vegetações: Vedélia, hera roxa, jasmin amarelo, bulbine, clorofito, agapanto, dianella e moreia.

Além dos benefícios no prédio comentado a cima, ainda consta:

– Fácil acesso aos meios de transporte público: estação da CPTM e pontos de ônibus a menos de 500 metros;

– Infraestrutura completa para a utilização de bicicletas: ao lado da entrada para a ciclofaixa da Marginal;

– Entre a Av. Marginal Pinheiros e a Av. Chucri Zaidan: duas avenidas que ligam a região a toda a cidade;

– Próximo à futura estação da Linha Ouro do Metrô: Conexão direta entre o Parque da Cidade e o Aeroporto de Congonhas.

Lindo case, não é? Um máximo este empreendimento multiuso inspirado no conceito de cidades compactas, onde tudo fica concentrado num só lugar. Onde existe vida de manha, a tarde e a noite. Tudo isso graças a sua infraestrutura de lazer, com restaurantes, e praças integrados ao parque linear, sempre pensando no quesito sustentabilidade.

 

Referências: Parque da Cidade;

Adaptação e edição: Pedro Henrique Leite e Catarina Schmitz;