Pavimentação permeável

Publicado

Pavimentação permeável (também chamado de Ecopavimento) é uma gama de técnicas para a pavimentação de estradas, ciclovias, estacionamentos e calçadas que permite a infiltração da água em todo perfil do pavimento.  Apesar de alguns materiais de pavimentação permeável parecerem quase indistinguíveis de materiais não porosos, os seus efeitos ambientais são qualitativamente diferentes.

Concreto permeável, asfalto poroso, pavimentos intertravados, ecopavimento com agregados ou com grama, são materiais que possuem, como maior característica, a manutenção da permeabilidade do solo.

Aplicações

Os pavimentos permeáveis devem ser utilizados em obras e loteamentos novos com o objetivo de diminuir a sobrecarga na rede pluvial bem como evitar o transporte de poluentes aos corpos d’água.  Do mesmo modo devem ser incentivados em áreas consolidadas da cidade velha, auxiliando assim a reabilitação ambiental das bacias hidrográficas.

A capacidade de infiltração do solo original é fundamental para determinação da eficácia da técnica.

Vantagens de pavimentação permeável

Gerenciamento da água da chuva

Diagrama de um sistema de pavimentação permeável

Os pavimentos permeáveis são demonstradamente eficazes para controlar o escoamento das superfícies pavimentadas. Grandes volumes de esgoto urbano provocam sérios problemas de erosão e assoreamento de arroios, rios e lagos.

Controlando poluentes

A pavimentação permeável tem o objetivo de manter os poluentes no local no solo ou outro local subjacente a pista, e permitir o escoamento da água para recarga de águas subterrâneas, evitando problemas de erosão pela vazão excessiva. Capturam os metais pesados, impedindo-os de serem levados a jusante e acumulando no ambiente. Nos espaços porosos, os  microrganismos  tem tempo para digerir os óleos de automóveis deixando de existir como um poluente.

Árvores

Os pavimentos permeáveis favorecem as árvores urbanas a medida que deixam passar água e ar para o nível das raízes. As árvores cumprem papel essencial na ecologia urbana, diminuindo o efeito ilha de calor.

Desvantagens de pavimentação permeável

Pavimentos permeáveis são projetados para substituir áreas impermeáveis, e não para gerir águas pluviais das outras superfícies.  O uso desta técnica deve ser parte de um sistema global de gestão para águas pluviais, e não é um substituto para outras técnicas.

Além disso, em um evento de grande tempestade, o lençol freático pode subir e limitar a absorção pelo solo.

Poluentes

Em casos de escoamento altamente contaminado, gerado por algumas utilizações do solo onde as concentrações de poluentes excedem os índices normais, o pavimento permeável não é indicado. Exemplos são: pontos comerciais, viveiros, instalações de reciclagem, postos de abastecimento, armazenagem industrial, marinas , algumas instalações de carga, os canteiros de obras , geradores de materiais perigosos (recipientes expostos à chuva), áreas de manutenção de veículos e, e equipamentos de lavagem de veículos. O pavimento poroso é uma prática de infiltração e não deve ser aplicado em risco de poluição de águas pluviais, devido a possibilidade de contaminação das águas subterrâneas. Todo o escoamento contaminado deve ser impedido de entrar no sistema de drenagem municipal sem tratamento prévio.
Peso e volume de tráfego

Fontes de referência diferem sobre se pavimentos permeáveis são apropriados para diferentes volumes e os pesos de tráfego. Por exemplo, em torno de docas de caminhões de carga e áreas de alto tráfego comercial, pavimento poroso é às vezes citado como sendo imprópria. No entanto, dada a variabilidade de produtos disponíveis e o constante avanço da técnica existem hoje produtos para todos os casos.

Localização

Pavimento permeável pode não ser adequado quando a declividade do local for superior a 20 por cento. A chave é assegurar que a drenagem de outras partes de um site seja interceptada e tratada separadamente no local.

Clima

Clima frio pode apresentar desafios especiais quando necessário remover neve. No caso do Brasil, esta preocupação inexiste.

Custo

Algumas estimativas colocam o custo de pavimentação permeável  maior que a pavimentação do asfalto convencional. Usando pavimentação permeável, no entanto, pode-se reduzir o custo de canalização de águas pluviais e esta economia deve ser levada em conta em uma análise de custo. Além disso, os custos do impacto ambiental de não diminuir os volumes de águas pluviais no local e a poluição têm sido historicamente ignorados. A tendência, entretanto, é o rápido surgimento de novas regulamentações e leis que obrigam a retenção e tratamento de água pluvial no local de origem.

A longevidade e a manutenção

A durabilidade dos pavimentos permeáveis é compatível ou menor que os convencionais, dependendo do caso.

Tipos de pavimentação permeável

Instalação de pavimentos permeáveis não é mais difícil do que a do pavimento densa, mas tem diferentes especificações e procedimentos que devem ser rigorosamente respeitados. Nove diferentes famílias de materiais porosos de pavimentação apresentam vantagens e desvantagens distintas para aplicações específicas. Aqui estão alguns exemplos:

Concreto Permeável

Concreto Permeável é amplamente disponível, pode suportar o tráfego freqüentes, e é universalmente acessível. Depende da qualidade do instalador, do conhecimento e experiência.

Asfalto poroso

Asfalto poroso é misturado em usinas de asfalto convencional com agregados grandes que deixam porosidade. O asfalto permeável tem a vantagem de drenar a pista mais rapidamente.

Blocos de pedra com juntas abertas

Blocos de concreto ou pedra, com juntas abertas, são alternativas viáveis para pavimentação permeável bem conhecida.

Ecopavimento com agregado ou grama ou brita

Grelha plástica sem aglutinante preenchida com cascalho, é o material pavimentador mais permeável. Pode ser utilizados em estacionamentos, ciclovias, caminhos de parques etc. È o menor custo entre os pavimentos permeáveis.

Ecopavimento com grama

Ecopavimento com grama pode ser usado para estacionamento ocasional, como aquele em igrejas e estádios. A grelha plástica reforça a capacidade de suporte do piso. A transpiração da vegetação aumenta a evapotranspiração diminuindo o efeito ilha de calor.

Ecopavimento com agregados e resina.

O Ecopavimento pode ser utilizado com agregado de borracha de pneu aglutinado com resina. A resina é usada para permitir que cada partícula agregue a outra e ainda deixar espaço vazio para a água penetra. Uma superfície resistente e durável que é adequada para o tráfego de pedestres e veículos nas aplicações tais como caminhos, calçadas, estacionamentos e vias de acesso.