Reuso de Água da Chuva

Publicado

Alguns municípios, como o Rio de Janeiro, tem como proposta que o reaproveitamento de água de chuva se torne uma Lei Federal.

Dando apoio e incentivo para que essas leis se tornem viáveis e possíveis de uma fácil execução, a Ecotelhado desenvolveu um sistema chamado Sistema Laminar Ecotelhado. Esse sistema é constituído de um piso elevado que poderá ser montado sobre a laje plana impermeabilizada dos prédios corporativos e/ou residenciais.

O piso elevado será formado por vários cones do Ecodreno intertravados entre si. Os cones são confeccionados em plástico reciclado, muito resistente à sobre carga, com capacidade de reter até 200 litros/m² de água em seu interior. O sistema irá formar uma cisterna de água da chuva e também servirá como um tratamento de águas cinza. Após a montagem do piso elevado haverá o preenchimento dos cones com argila expandida. Sobre essa montagem virá uma membrana de retenção de nutrientes, que a seguir será recoberta por uma camada de substrato leve Ecotelhado, por sobre a qual serão plantadas plantas macrófitas – uma vegetação capaz de filtrar através das suas raízes as partículas indesejáveis dessa água reservada. Esse processo se dará sem a liberação de odores, com significativa facilidade de manejo e com um aspecto visual bastante favorável, como se fosse um jardim suspenso com um belo paisagismo.

 

 

 

Pelo projeto de lei do Rio de Janeiro, a água da chuva nessa cisterna poderá ser reutilizada para lavagem de roupas, vidros, calçadas, pisos, veículos e para a irrigação de hortas e jardins. Já as Já as águas cinzas – já utilizadas em tanques, pias, máquinas de lavar e chuveiros – serão reaproveitadas no abastecimento de descargas de vasos sanitários.

 

Faz parte dessa proposta de lei, também a utilização dessa água para lagos artificiais, chafarizes dos parques, praças e jardins públicos.

.

Posts relacionados:

>>> >>> >>> 

.