Sustentabilidade está presente nas obras públicas do Rio de Janeiro

Publicado

Com o foco nos principais eventos internacionais que irá sediar, o Rio de Janeiro virou um imenso canteiro de obras a céu aberto, com algumas já concluídas e outras em andamento, para receber os turistas e ficar de legado para os cariocas.

padre-miguel - reportagem Rio

Existe um comprometimento com as questões ambientais nos projetos. Os da Prefeitura do Rio buscam utilizar materiais que sejam sustentáveis, desde o reaproveitamento de entulho remanescente de implosões até ações que envolvam menor quantidade de poluição liberada na atmosfera, economia de combustível, diminuição de resíduos, inovação no visual de áreas degradadas e reutilização da água da chuva.

rio

Um exemplo é a Nave do Conhecimento de Padre Miguel, que combinou telhado verde com sistema de ventilação natural, o que melhora a sensação térmica, impedindo que a temperatura interna do espaço aumente com o calor. No local, foi implodido um prédio abandonado, cujo material remanescente foi aproveitado para revestir todo o terreno. Caso removessem o entulho desta implosão, seriam utilizados 580 caminhões que percorreriam uma distância de 6 km para despejá-los, o que significaria 1,5 toneladas de gás carbono na atmosfera.