Jardim no Telhado: mais que uma boa ideia

Publicado

Telhado verde, Jardim Suspenso ou ainda, Ecotelhado, é uma ideia que já começa a ser bem difundida aqui no Brasil e está mostrando que tem potencial para ajudar-nos a ter uma cidade mais verde e ecológica.

Além de ter um impacto positivo do ponto de vista estético, o mais importante é saber porque o Ecotelhado é uma boa ideia:

• Aumento da biodiversidade;

• Redução da velocidade de escoamento da água da chuva (ajuda no combate a enchentes);

• Aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana, combate as enchentes);

• Limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição;

• Redução da poluição do ar pelo sequestro de carbono;

• Barra ruídos que vêm de fora e ainda pode virar uma área de lazer, dependendo da inclinação da cobertura e do peso que suporta;

• Esses telhados ajudam na diminuição da temperatura interna (casa) e externa (ambiente), mantendo uma ambiente agradável no calor ou no frio.

E são várias vegetações que se adaptam a este tipo de projeto:

– Grama-esmeralda (Zoysia japonica)
Resistente ao pisoteio, é um dos tipos mais rústicos entre as gramíneas. Para que fique viçosa, depende de  rega quando a chuva for insuficiente. Adubação semestral e poda periódica a mantêm homogênea.

– Grama-amendoim (Arachis repens)
Proporciona forração densa, com flores amarelas em boa parte do ano. É mais indicada para áreas sem pisoteio, dispensa podas regulares e suporta períodos de seca, embora sofra com geadas.

– Carpete-dourado (Sedum acre)

– Carpete-dourado (Sedum acre)
Espécie de suculenta (planta capaz de armazenar água) de baixo porte que sobrevive bem em solo raso e exige cuidados simples: dispensa poda, exige água e aguenta períodos de seca, mas não pisoteio.

– Echevéria (Echeveria glauca)
Rústica como toda a família das suculentas, pode ser tratada como a carpete-dourado, com regas apenas em caso de seca prolongada, sem exigir poda. Pede adubação semestral e não resiste a pisoteio.

– Cacto-margarida (Lampranthus productus)
A planta rasteira da família das suculentas floresce durante a primavera e o verão. Encara o clima frio, mas não o pisoteio. Exige água apenas nos dias mais secos e adubação semestral.

* Com informações do Assuntos Criativos.

Posts relacionados: