2 telhado verde ecott

VAMOS FALAR SOBRE TELHADOS

Publicado

Segundo pesquisador da Lawrence Berkley National Laboratory (CA, EUA), cerca de 25% da superfície de uma cidade consiste de telhados, por isso é muito importante termos cuidado na hora de escolher qual tipo de telhado ou telha vai ser colocado na edificação.

Transmissão de calor dos telhados:

Por condução térmica ‐ através de materiais que conduzem calor. Há materiais que oferecem  maior condutividade (como metais, por  exemplo), e outros com menor condutividade (algumas cerâmicas, isopor, fibra de vidro, etc). Os maus condutores são considerados isolantes. Além de depender dos materiais, depende da área exposta e da diferença de temperatura entre um lado e outro.

Por convecção ‐ através de materiais e fluidos que levam calor à medida que se movimentam. A convecção pode ser natural (ar quente tende a subir, ar frio a descer, por exemplo), ou forçada (mediante ventiladores, por ex. – gasto energia).

Por irradiação ‐ transporte de calor por radiação eletromagnética. È a forma pela qual o calor do sol chega até nós. Depende da intensidade da fonte, como também da cor e material de superfície receptora – revestimentos brancos em  refletir até 70% da energia solar.

Telhado e a radiação solar:

Cerca de 93% do calor que chega no telhado vêm por radiação. Com isso, o sol aquece o telhado e o telhado quente vai então transmitir grande parte desse calor para dentro da casa por radiação também.

01 radiação

Telhado Verde:

Um telhado verde é uma fina camada de vegetação instalada no alto de um telhado plano ou inclinada. A vegetação pode variar de gramado, arbustos ou mesmo árvores, dependendo do clima e da capacidade de carga do telhado.

Consistem em um sistema com impermeabilização, drenagem, solo e vegetação compatível com o local.

Telhados verdes resfriam a cidade

Nas edificações horizontais ou mesmo nas verticais, o isolamento térmico proporcionado pela cobertura verde gera economia de energia, sendo capaz de reduzir em até 10°C a temperatura interna do ambiente.

O climatologista Stuart Gaffin, afirma que telhados verdes podem mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas ilhas de calor urbano. O resfriamento da superfície das cidades chega à casa dos 16.4 graus Celsius por área.

2 telhado verde ecot

Ecotelhado integra todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios. Funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva reduzindo, por exemplo, a chance de enchentes nas cidades. Ou seja, quanto mais telhados verdes, menos possibilidades de enchentes. O telhado verde também age como purificador da poluição urbana, e é o único que pode ser usado para tratar os efluentes produzidos na edificação. É recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e proteção anti-raízes.

2 telhado verde ecott

Telhado Branco:

Coberturas escuras absorvem 80% do calor  externo, as claras refletem até 90% da luz solar. A maioria dos tetos planos são escuros e  refletem só até 20% da luz solar. Pintados de  branco ou outra cor clara, com reflexão de  0,60 ou mais, os efeitos da incidência solar diminuiriam.

A pintura do telhado na cor branca, incentivada pela campanha Green Building Council Brasil, visa melhorar o desempenho térmico da edificação, ao proporcionar a redução da temperatura do telhado, devido à menor absorção externa da irradiação solar pelo teto.

Essa campanha foi norteada por estudos anteriores, pela Universidade da Califórnia no laboratório no qual foi verificado reduções significativas na temperatura das habitações ao pintar o teto de branco.

A menor absorção da irradiação solar no telhado cerâmico pintado de branco, em relação ao vermelho, proporciona temperaturas mais baixas no telhado, com menor irradiação de calor (ondas longas) para o interior das zonas, e menor dissipação de calor por convecção para o ar externo.

Inconveniente – é necessária manutenção da pintura periodicamente.

3 telhado branco ecot

Telhas Ecológicas:

As telhas, chamadas de ecológicas, surgiram mais recentemente como alternativa as telhas convencionais, cujas matérias-primas, em geral, provem de extração mineral, tão prejudicial ao meio ambiente.

Elas usam em sua formulação material reciclado ou proveniente de manejo florestal, no caso de madeira.

Telhas de Fibras Vegetais:

Nas telhas produzidas com resíduos de fibras vegetais são usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios.

As telhas têm uma composição revolucionária: uma monocamada de fibras vegetais que são impregnadas de betume, pigmentadas para se obter a cor desejada e em seguida protegidas por uma resina especial.

Essa resina oferece proteção contra os raios UV, preservando a cor do produto, e impede a escamação da  superfície, tão comum nas telhas multicamadas.

Inconveniente – Em alguns casos relatados, ocorreu deformação da telha em função do calor da região.

Comportamento Técnico – As telhas compostas de fibras vegetais são mais escuras que as de cimento amianto e mais claras que as telhas cerâmicas e tem tamanho e espessura intermediários entre as telhas cerâmicas e as de amianto.

A associação dessas duas características fez com que apresentassem comportamento térmico bastante semelhante ao das telhas cerâmicas.

4 tetra pak

Embalagem Tetra Pak:

Composta por seis camadas de proteção, de fora para dentro: uma camada de polietileno para proteger a embalagem contra a umidade externa; uma camada de papel que confere estrutura e resistência à embalagem; uma camada de polietileno para aderência entre as camadas internas; uma camada de alumínio para evitar a passagem de oxigênio, luz e microrganismos; e, por fim, duas camadas de polietileno que evitem todo e qualquer contato do leite com os materiais internos da embalagem.

Trata-se de um novo tipo de cobertura para construção civil feita de papel, alumínio e plástico reciclados, tem como matéria-prima caixas de leite longa-vida (Tetrapak).

Fabricadas por meio de um processo que usa pressão e calor, a telha ecológica tem o mesmo formato das de amianto.

Composição das caixinhas – formadas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papelão. O alumínio reflete mais de 95% do calor, ajudando a diminuir a temperatura interna dos ambientes. Cada metro quadrado de manta consome 20 caixinhas em até 8ºC.

Manta Térmica – A subcobertura é uma manta que se instala por baixo da cobertura, funcionando como uma barreira na transmissão do calor. Por ter uma face aluminizada, a caixa de leite mostrou-se perfeita para exercer a função da manta, com a vantagem de ser uma solução ecológica. Com a manta, a casa fica mais confortável porque funciona como isolante térmico, refletindo o calor para cima.

Inconveniente – “Escama” e solta farpas de plástico. Não aceita pintura (branco).

6

Telha Tubo:

Tem como matéria-prima tubos de creme dental provenientes de resíduos de produção desse produto, composto de 75% de plástico e 25% de alumínio. Por esta razão recebem a alcunha de telha-tubo.
O resíduo usado na sua fabricação são aparas de corte ou tubos de creme dental que não passaram pelo controle de qualidade. Para fabricar uma telha com dimensões de (2,00 x 0, 60 m) são necessárias, em média, 700 unidades de tubo de creme dental.

7 telha tubo

Comportamento Térmico – A telha tetrapak é muito semelhante á composição da telha-tubo, submetida a ensaio específico, apresentou temperatura superficial de 47ºC, enquanto que a telha cerâmica apresentou o resultado de 41ºC. Já a temperatura no interior foi de 22ºC e 23,5ºC, respectivamente, para as duas telhas.

A telha feita com embalagem tetrapak reciclada (polietileno, alumínio e celulose), por ter alumínio em sua composição, atua na reflexão solar, deixando o ambiente com a eficiência térmica quando comparada a telha de fibrocimento.

*Texto | Catarina Schmitz Feijó