A Ecotelhado e o Projeto Semente do Plástico trouxeram transformação social e ambiental em sua nova parceria.
O Projeto Semente do Plástico é uma iniciativa na Vila Santa Teresinha, em Porto Alegre, sendo uma tecnologia social certificada pela Fundação BB, que age por meio da mobilização e formação de jovens agentes de mudanças ambientais por meio do relacionamento com o bairro e a Associação Cultural Vila Flores, que há anos vem sendo cultivado.
Reprodução: Arquivos Projeto Semente de Plástico
Além da Associação Cultural Vila Flores, o Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini é essencial para existência deste projeto que impacta diretamente a vida de tantas pessoas.
Esta é uma das áreas mais vulneráveis de Porto Alegre, RS, abrigando mais de 1,1 mil habitantes em condições de vulnerabilidade social e baixa renda, que tem como principal fonte de renda e sustento a coleta informal de resíduos.
Com jovens crescendo nesta realidade e sem acesso à educação profissionalizante, o projeto busca incluí-los em uma rede de novas oportunidades e possibilidades de mudança e desenvolvimento pessoal.
A Ecotelhado, que desde 2005 desenvolve soluções sustentáveis e biofílicas de infraestrutura verde, se juntou ao Projeto Semente do Plástico para trazer ainda mais inovação e transformação.
Com o processo de construção de um contêiner em um espaço de trabalho para a oficina do projeto, contribuímos com a instalação completa de um telhado verde que trará diversas vantagens para os envolvidos e também para a qualidade ambiental do local.
Reprodução: Desenho dos arquitetos do Vila Flores
A instalação do telhado verde promove o conforto térmico para o ambiente do contêiner, atuando como um reservatório de amortecimento pluvial.
Além disso, ajuda a reter partículas de ar para purificação do oxigênio, trazendo mais qualidade de vida para todos. Por fim, a vegetação que fica sobre a construção traz mais possibilidade de espaços urbanos mais verdes e sustentáveis, beneficiando toda a cidade.
O sistema hidropônico da Ecotelhado é autossuficiente e inteligente, ou seja, é ideal para a formação de um microclima local para desenvolver plantas, e também, a matéria-prima também é feita com plástico reciclado, tendo ainda mais sinergia com as todas as atividades feitas no Projeto Semente do Plástico.
A parceria entre a Ecotelhado e o projeto Semente de Plástico reforça a importância de projetos que unem a sustentabilidade com o empreendedorismo, além de oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social, contribuindo com a geração de uma fonte de renda e o bem-estar coletivo.
Reprodução: Arquivos Projeto Sementes de Plástico