Você já ouviu falar no termo telhado econômico? Se você está em busca de uma opção sustentável e que gere mais economia para o seu negócio, saiba que atualmente há soluções muito interessantes à disposição.

No artigo de hoje, demonstramos como os telhados verdes da Ecotelhado podem impactar significativamente na redução dos custos com energia de uma organização.

Leia mais e confira!

Como o telhado econômico pode auxiliar na redução de custos de sua empresa

Gestores costumam passar boa parte de tempo planejando ações e alternativas para a redução dos custos das empresas.

Uma reportagem divulgada pelo Jornal Estadão destacou que, em tempos de crise de abastecimento de energia e altas tarifas na conta de luz, muitos empresários têm se movimentado para encontrar formas de economizar nos gastos das organizações.

No entanto, muitas vezes não se imagina que a economia possa suceder de ações como a instalação de telhados verdes. Alguns resultados foram, inclusive, apresentados em pesquisas.

Conforme ilustra um estudo da Universidade de Santa Maria, intitulado “Green roof: a sustainable alternative for stormwater management”, observou-se a partir da simulação da dinâmica da água em dois telhados verdes com vegetações distintas que a redução no escoamento superficial em telhados verdes chega a ficar entre 15% e 30% do total precipitado.

Baldessar (2012), em um monitoramento de telhado verde na cidade de Curitiba, PR, verificou uma redução no escoamento pluvial da ordem de 31%. Já em um experimento realizado por Mediondo e Cunha (2004), na cidade de São Carlos, SP, demonstrou que graças ao sistema foi possível armazenar cerca de 14 mm/m² de água.

O telhado verde integra todas as vantagens de um jardim suspenso, como a captação de água da chuva, tratamento de efluentes produzidos na edificação, captação de energia solar, entre outros benefícios. Além de funcionar como um isolante térmico e reduzir a chance de enchentes em centros urbanos.

Foto por SLA Photostudio | Telhado verde instalado pela Ecotelhado

Os telhados convencionais acumulam calor e o transferem para dentro das construções. Enquanto isso, o telhado verde se encarrega de dissipar ou consumir essa energia através da evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo de forma significativa a amplitude térmica no interior de um prédio.

Por consequência, é possível obter maior economia na eletricidade, já que o consumo do ar condicionado diminui

Além de auxiliar no conforto térmico, o Ecotelhado também possui vida útil de duas a três vezes mais do que telhados convencionais e traz conforto acústico para ambientes internos.

Por fim, vale também destacar que a instalação de um Ecotelhado colabora para a pontuação de certificações como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), importantes para inúmeros fins, entre eles, destacar a empresa pela responsabilidade ambiental.

O valor de investimento do Ecotelhado em relação aos telhados convencionais é geralmente o mesmo, considerando telhados de boa qualidade. Levando em conta os benefícios que oferece aos seus usuários, a vantagem a favor do telhado verde é grande.

Conheça a Ecotelhado, fornecedora de telhados econômicos para empresas

Desde 2005, a empresa Ecotelhado trabalha com a missão de devolver o verde para os centros urbanos com o design biofílico Dessa forma, a empresa desenvolve e fornece produtos e serviços criativos e sustentáveis, diminuindo os danos ambientais.

Entre os seus principais produtos estão os telhados verdes, jardins verticais, pavimentos permeáveis, cisternas subterrâneas e tratamento biológico de efluentes.

Gostou de saber mais sobre a economia proveniente dos telhados verdes da Ecotelhados? Deixe o seu comentário!