AQUAPONIA – VOCÊ CONHECE ESSE SISTEMA?

Publicado

AQUAPONIA – VOCÊ CONHECE ESSE SISTEMA?

Aquaponia é um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água).

É um sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia.

Basta alimentar os peixes que o ciclo se fechaO excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas que por sua vez filtram a água para o peixe.

Os dois sistemas estão fisicamente separados e são interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com fezes de peixe para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes.

Esse sistema já existe há pelo menos 30 anos nos países asiáticos, Australia e nos EUA.

Funcionamento Aquaponia

Integrar criação de peixes com hortaliças economiza 90% de água e elimina químicos: A criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, chamada de aquaponia, pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar completamente a liberação de efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferentemente das criações convencionais.

O manejo é fácil e o produtor tem pouca coisa para monitorar, tanto na produção vegetal quanto de peixes. Hortaliças de ciclo curto, como alface, por exemplo, podem ser colhidas após quatro a seis semanas. Ainda caso haja resistência em abater os peixes, o produtor pode criar peixes ornamentais. E caso não queira ter hortaliças, pode ter plantas ornamentais também.

Sistema de Aquaponia em pequenos espaços da Ecotelhado.

Aquaponia no mundo: A aquaponia está crescendo em várias partes do mundo. Na Alemanha, uma fazenda urbana com uma estufa de 1,8 mil metros quadrados irá produzir anualmente cerca de 35 toneladas de verduras e legumes e 25 toneladas de peixe. Em maio de 2015, os moradores de Berlim poderão comprar os primeiros legumes produzidos no que poderá ser a maior fazenda aquapônica urbana da Europa. Na região de Auvergne, na França, o projeto Osmose pretende produzir cinco mil alfaces e até 200 filés de trutas por semana. Nos Estados Unidos, grandes centros urbanos já produzem peixes e hortaliças em terraços no topo de prédios, economizando em transporte, além de todas as vantagens descritas acima.

 

Texto: Catarina Schmitz Feijó;

Referências: Ecoeficientes, Embrapa;

Data: 15/02/2018