Casa da Barbie Arquiteta possui telhado verde

Publicado

Um exemplo de que conscientizar e difundir a sustentabilidade pode começar desde cedo.

Duas arquitetas desenvolveram uma nova casa para a boneca mais famosa do mundo – a Barbie – durante um concurso de ideias, realizado pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA). O projeto de Ting Li e Maja Paklar consiste em um ‘empreendimento‘ com cinco pavimentos, que utiliza elementos sustentáveis como telhado verde e painéis fotovoltaicos.

O projeto (conceitual, por enquanto) prevê uma casa de cinco pavimentos, com 453 m² de área interna e 186 m² de área externa, que seria construída na praia de Malibu, nos Estados Unidos.

A casa teria dois volumes retangulares e dois quadriculares, sobrepostos e ligados por uma escada em espiral, que giraria em torno de um tubo oco que funcionaria como closet. Um sistema computadorizado traria a roupa que a Barbie escolhesse para o quarto.

Além dos já citados, outros elementos sustentáveis foram incorporados ao projeto, como telas metálicas que sobreiam a fachada, descargas com sistema dual flush e economia de energia. A fachada, em sua maior parte em vidro, permitiria a vista para as montanhas e o mar de todos os pavimentos.

Outro detalhe é que a ‘casanão tem garagem, pois a boneca usaria somente sua motocicleta do tipo Vespa, o que contribui para a dimunuição da poluição do ar.

(vimos na PINIweb)

Posts relacionados:

>>> Aqua: projeto com telhado verde em Chicago

>>> Um hospital-aeroporto ligado na sustentabilidade

>>> Os edifícios “empilhados” na China