Museu com jardim vertical é atração na Espanha

Publicado

A capital espanhola, Madri, acaba de ganhar um novo museu, o CaixaForum. Mas muito além da preocupação com as artes e cultura, o local apresenta um carinho especial com a sustentabilidade: um jardim vertical com milhares de plantas e centenas de espécies diferentes de vegetais.

O jardim suspenso cobre uma parede de 460m² de uma antiga estação de energia do século XIX. A fachada vegetal conta com aproximadamente 15 mil plantas e mais de 250 espécies diferentes.

Os administradores do CaixaForum cuidarão para que as plantas recebam água, sais minerais, luz e dióxido de carbono para que possam sobreviver. Em contrapartida terão inúmeros benefícios como a melhora na qualidade do ar, redução de ilhas de calor, isolamento acústico e diminuição da insolação.

O sistema adotado no projeto do museu consiste em uma camada de PVC com feltro e uma armação de metal. Além de dispensar a utilização de solo para a sobrevivência das plantas.

O museu é um centro-cultural inaugurado em Madri, em fevereiro de 2008, e serve como museu, galeria de arte, livraria, auditório e restaurante.