Levar a sério o processo de manutenção de jardim sempre é importante, mas é bom lembrar isso agora, antes que suas plantas e aquela grama verdinha do seu pátio (ou do seu telhado) pareçam ter passado por uma queimada amazônica.
Quer saber mais sobre a importância do cuidado com o jardim? Leia o conteúdo abaixo e confira!
Manutenção de jardim: por que é importante?
Ao fazer uma adequada manutenção de jardim, você o mantém bonito e saudável. Esse processo é importante porque:
- Adaptam-se às plantas às estações;
- Melhora-se a qualidade do solo;
- Controlam-se as pragas.
A adaptação das plantas às estações se dá, por exemplo, ao regá-las com uma frequência maior ou menor, conforme a época do ano.
A poda também entra nesse cuidado, afinal, galhos e folhas secas sufocam a vegetação que os rodeia, prejudicando todo o ambiente.
Eventualmente, até mesmo a troca de plantas por outras mais adequadas ao período talvez se mostre necessária para manter a harmonia do seu ambiente.
A qualidade do solo também deve ser levada em consideração. Com o tempo, ele naturalmente fica mais compactado, pois vai perdendo nutrientes com o calor, a chuva, o vento e outros fatores, enfraquecendo as plantas.
Então, remexer a terra, trocá-la ou adicionar a ela algum fertilizante natural são medidas, muitas vezes, imprescindíveis para manter o vigor do seu jardim.
A manutenção de jardim também envolve o controle de pragas. Aqui, mais uma vez as podas se mostram importantes, assim como ter os vasos certos para cada espécie.
Defensivos agrícolas naturais e pesticidas igualmente são opções que podem ser utilizadas, desde que aplicadas com responsabilidade e segurança.
Além disso, também podem ser utilizadas barreiras naturais ou construídas que possam dificultar a chegada de alguns incômodos bichinhos aos nossos jardins.
E quanto aos telhados verdes e jardins verticais?
Acontece que nem todo jardim é aquele clássico, de pátio, de fundos, de frente das casas.
É possível ter um jardim na sua cobertura, no seu terraço, no seu telhado, e os cuidados com ele devem ser parecidos com aqueles dirigidos a um jardim tradicional.
Porém, dependendo do sistema de telhado verde, esses cuidados serão necessários em maior ou menor medida.
Sistemas de telhado verde como o Azul e Verde, Laminar Alto e Laminar Médio, por exemplo, dispõem de excelentes reservas d’água. Logo, demandam muito menos preocupações com irrigação do que um jardim tradicional.
Esses sistemas, dependendo da vegetação utilizada e época da instalação, por vezes sequer necessitam de substrato fora aquele que acompanha as mudas de suas plantas, pois são hidropônicos, reduzindo as preocupações com o solo.
Aliás, os módulos Ecodreno que compõem os sistemas Azul e Verde e Laminar Alto são aplicáveis não apenas como telhados verdes, mas também como Cisterna Subterrânea de Água da Chuva e Jardim de Chuva.
Portanto, ao instalar esses módulos sob a área onde será desenvolvido o jardim, é certo que menos água será usada na irrigação das plantas, pois ela será armazenada de forma inteligente no subsolo, hidratando-o constantemente.
O mesmo ocorre com as raízes das plantas, e o jardim ainda servirá como bacia de contenção, contribuindo para reduzir enchentes.
E, falando em jardim, claro que os jardins verticais estão incluídos neste processo, e toda aquela manutenção básica deve ser seguida.
Mesmo assim, o Jardim Vertical Mamute, oferecido pela Ecotelhado, se diferencia pela reserva d’água de seus módulos, reduzindo as necessidades para a sua manutenção, especialmente em relação à irrigação das plantas, que precisarão de menos regas do que em um jardim vertical comum.
Seja ele tradicional, seja suspenso ou vertical, o importante é nunca deixar a manutenção do seu jardim de lado e, claro, não se esquecer, jamais, de dar a ele o que você tem de melhor: seu carinho!
Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável perfeitas para o seu jardim?
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer todos os nossos produtos e serviços.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!Imagens: Arquivo Ecotelhado