Imagem de muro vegetado para simbolizar o marketing verde

Marketing verde: por que as empresas devem aplicar

Publicado

O marketing verde é uma forma de comunicar a investidores e consumidores que medidas sustentáveis são adotadas nos produtos e nos ciclos de produção e comércio de uma empresa.

Cada vez mais, as empresas buscam se diferenciar no mercado ao compartilhar com investidores e consumidores medidas sustentáveis adotadas internamente e nos seus negócios.

Quer saber mais sobre marketing verde e por que ele é importante para a sua empresa? Então leia o conteúdo abaixo e confira!

Jardim Vertical Mamute instalado na sede do grupo Plaenge Vanguard, em Porto Alegre, RS. (Foto: Divulgação/Plaenge)

O que é o Marketing Verde?

A poluição do ar e das águas, o efeito ilha de calor urbano, a destinação inadequada do lixo e do esgoto, enchentes, o desperdício de energia, tudo isso está na nossa frente, em nosso cotidiano, reduzindo nosso bem-estar e do ambiente que nos cerca, além do nosso dinheiro.

Nesse contexto de grandes desafios ambientais, é claro que fazer o certo também tem a ver com medidas sustentáveis, que tragam benefícios econômicos e sociais para empreendedores, consumidores e à sociedade e, ao mesmo tempo, protejam e promovam a natureza e seus recursos.

Acontece que não basta fazer o que é certo: é preciso compartilhar o que é feito.

O marketing verde traz uma abordagem que busca promover produtos e serviços que ajudam a proteger o meio ambiente. 

O objetivo é conscientizar e incentivar os consumidores a adotar hábitos ecologicamente corretos e mostrar que a empresa está comprometida com esses valores.

Para que uma abordagem de marketing verde corresponda à realidade e não represente o que alguns conhecem como “greenwashing”, ou seja, um “mascaramento verde” da empresa, é preciso que ela, seus produtos, serviços e processos internos sejam:

  • Ecologicamente corretos;
  • Economicamente viáveis;
  • Socialmente justos; 
  • Culturalmente aceitos.

Ou seja: por trás do marketing verde é preciso haver verdadeira responsabilidade não apenas ambiental, mas social, cultural e econômica.

Além disso, a empresa deve dar total atenção aos “3 R” – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – e aos “4 S” – Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social Acceptance).

Telhado verde instalado na sede da Unisinos, em Porto Alegre, RS.  (Foto: Arquivo Ecotelhado)

Por que aplicar o marketing verde nas empresas

A empresa que adotar ações de marketing verde pode ter muitos benefícios para a sua imagem, negócios, processos internos e como liderança não só no meio corporativo, mas junto à sociedade.

As ações de marketing verde melhoram a imagem da empresa, pois os clientes passam a confiar mais nela ao promover valores que a sociedade entende como relevantes, influenciando positivamente a satisfação do seu público-alvo, alcançando outros e aumentando a fidelidade à marca.

Se o público for convencido não só de que a empresa realmente adota e promove práticas sustentáveis, mas que essas iniciativas são aliadas a bons produtos e serviços que satisfazem aquilo que é buscado pelos clientes, então o sucesso é garantido.

Afinal, nada melhor do que adquirir um produto ou serviço não só por aquilo que ele representa mas, principalmente, pela satisfação, com qualidade, de uma necessidade.

Esse ciclo entre imagem e êxito nos negócios, porém, só perseverará se acompanhado por processos internos nesse mesmo sentido. 

Ou seja: não basta a empresa se dizer sustentável e promover essa sustentabilidade em seus produtos e serviços: eles devem ser sustentáveis “do berço ao berço” (from cradle to cradle).

Esse ciclo composto por imagem + processos internos + êxito nos negócios acaba, por fim, alavancando as empresas a se posicionarem, dentro de seus contextos e realidades, como líderes ambientais no meio corporativo e social.

Isso, por si só, é uma vantagem competitiva, já que elas podem destacar as suas iniciativas de responsabilidade ambiental para se diferenciarem da concorrência, e ainda estabelecem uma conexão emocional entre a empresa e seus clientes, o que pode resultar em um aumento da lealdade e novos negócios.

Jardim Vertical Mamute instalado em agência do SICOOB. (Foto: Arquivo Ecotelhado)

Marketing verde com infraestrutura verde e design biofílico

Acho que ficou bem claro como pode ser vantajoso adotar ações de marketing verde nas empresas, o que traz benefícios tanto para a própria organização quanto para os clientes e toda a sociedade.

Além do marketing verde, adaptar o ambiente de negócios e empreendimentos com design biofílico e tecnologias de infraestrutura verde empresa sustentável também é uma prática sustentável e que traz inúmeros benefícios.

Para promover a economia de água e de energia elétrica, além de trazer conforto térmico e espaços mais verdes nas cidades, nada mais adequado do que adotar telhados verdes.

Para transmitir a imagem de que a empresa busca embelezar com elementos da natureza o ambiente ao seu redor, ainda que em espaços limitados, existe a opção de instalar jardins verticais e brises vegetais.

Em relação à drenagem urbana, por exemplo, pode-se colocar pavimentos permeáveis em seu calçamento e estacionamento.

E se a ideia é relacionar o negócio com redução da poluição das águas, é possível utilizar um sistema que reaproveite e recicle a água cloacal e pluvial.

Essas e outras diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável você encontra na Ecotelhado, que pode ser sua grande parceira em suas ações de marketing verde!

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Jardim Vertical Mamute instalado no shopping CJ Shops, em São Paulo, SP. (Foto: Divulgação/CJ Fashion)