Paisagem urbana: como as cidades estão se tornando mais verdes

Publicado

As cidades estão se tornando mais verdes à medida que crescem? Isso é possível?

Ouvimos falar bastante em verticalização das cidades, que seria o movimento de crescimento urbano “para cima”, ou seja, a partir do aumento de edifícios e da concentração de pessoas em menos espaços.

Também escutamos a respeito da horizontalização, que seria o crescimento urbano “para os lados”, rumo às fronteiras da cidade, com redução de áreas rurais e intocadas em detrimento da expansão de bairros.

Tanto no primeiro caso quanto no segundo, o efeito imaginado é o mesmo: menos áreas verdes. No entanto, e se essa lógica fosse alterada? E se o crescimento das cidades fosse pensado de modo a manter ou até mesmo aumentar áreas verdes?

Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo abaixo! Confira!

Como as cidades estão se tornando mais verdes

Em qualquer construção humana há intervenção no ambiente natural. Logo, não espere que o desenvolvimento urbano manterá intocada a natureza.

No entanto, isso não significa que esse desenvolvimento não preserve boa parte da vegetação local ou, até mesmo, a expanda, beneficiando, além da flora, a fauna local e, claro, o bem-estar de seus habitantes.

É justamente isso o que proporciona um planejamento urbano que priorize um design biofílico que busque soluções baseadas na natureza fazendo uso de tecnologias de infraestrutura verde!

Isso é ainda mais interessante quando a ideia é naturalizar a infraestrutura tradicional já construída, ou seja, lugares já consolidados como “cinzas”, como edifícios, calçadas e até mesmo ruas e avenidas em que vidro, concreto, pedra e asfalto predominam, mas que, com criatividade e tecnologia adequadas, podem se converter em espaços verdes e atraentes para a vida natural.

O córrego Cheonggyecheon, o High Line Park e a Londres do futuro

Um exemplo clássico de esverdeamento de uma cidade a partir de planejamento baseado em design biofílico e na utilização de tecnologias de infraestrutura verde é o córrego Cheonggyecheon, em Seul, na Coreia do Sul.

Antes o local se limitava a um córrego imundo por detritos urbanos e industriais cujas margens eram ocupadas por casebres precários, passando por longos trechos em que era efetivamente “tampado” por uma gigantesca avenida de seis quilômetros de extensão coberta por uma elevada.

Hoje, por outro lado, se converteu em um verdadeiro e aprazível parque linear, transformando-se em referência turística para a região (recebe cerca de 65.000 visitantes por dia). 

Além disso, igualmente incrementou a economia local ao atrair para as suas proximidades empresas outrora situadas em locais mais distantes, revelando-se, desse modo, um exemplo de renaturalização e de renascimento verde do espaço urbano para todo o mundo.

Outro exemplo nesse sentido é o High Line Linear Park, na cidade de Nova York (EUA). 

Antes uma linha férrea desativada e degradada que cruzava a região de West Side, da ilha de Manhattan, foi naturalizada, transformando-se em um parque linear suspenso (um telhado verde integrado à antiga linha férrea) aberto para a comunidade e repleto de atrações culturais, familiares, escolares, entre outras que movimentam a economia local, além da beleza natural que oferece.

Imagem: https://www.archdaily.com.br/br/882061/londres-sera-inundada-de-espacos-verdes-com-a-proposta-green-block-de-watg

Nessa linha, a prefeitura de Londres lançou, em 2017, a iniciativa para se tornar uma cidade-parque, ou uma “National Park City”. 

A ideia é integrar, entre si, áreas verdes da cidade, por meio de corredores verdes desenvolvidos a partir de tecnologias de infraestrutura verde, como jardins verticais e telhados verdes que cobririam ruas, paredes e coberturas pela cidade. Ruas também seriam convertidas em áreas multifuncionais que igualmente priorizariam espaços verdes, calçadas para pedestres e ciclovias.

Há ainda muito a ser feito, é claro, mas a capital do Reino Unido está no caminho!

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável perfeitas para tornarem a sua cidade verde!

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!