Imagine olhar pela janela de seu apartamento e enxergar um belo jardim em diversos níveis sobre uma grande área que poderia ser uma massa cinzenta de concreto! Pois já foi criado e desenvolvido um projeto que abriga no mesmo empreendimento três torres residenciais de 21 andares cada, com jardins fechados, tendo como parte de seu condomínio um supermercado com seu terraço totalmente recoberto de vegetação.
Esse condomínio será construído em 2014 na cidade de Sanya, na província de Hainan, no sul da China. Local com clima tropical, propício para o bom desenvolvimento de vegetação, que atrai um grande e representativo número de turistas.
O projeto foi concebido pelo estúdio NL Architects, a partir da observação da maior parte dos supermercados já concebidos. Esses espaços em geral criam superfícies impenetráveis, com fachadas “cegas” que só servem de apoio para placas publicitárias. Para aliviar esse tipo de concepção, os arquitetos projetaram em pisos subterrâneos os espaços das compras do supermercado, do estacionamento, como também o de cargas e descargas, deixando nos pisos térreos zonas de lazer e as lojas. Sobre o terraço, que foi escalonado em diversos níveis, será criado um belo projeto paisagístico recobrindo todo o andar superior da edificação.
Os arquitetos, cientes da tendência mundial de restaurar o meio ambiente, desenvolveram esse projeto com a preocupação de aproximar a natureza das grandes edificações tornando-o aprazível aos olhos e trazendo benefícios já conhecidos como a redução no consumo de energia para climatização e diminuição da reverberação de ruídos pela presença de grandes massas verdes. E ainda propiciando a recuperação de habitat para espécies da biodiversidade local.