Se você está pensando em adotar práticas mais sustentáveis em sua casa ou empresa, uma ótima opção é combinar telhados verdes com placas fotovoltaicas.
Essa combinação oferece uma série de benefícios ambientais e econômicos que podem tornar o investimento valioso a longo prazo.
Há muitas vantagens em combinar placas fotovoltaicas em telhados verdes, uma escolha que beneficia o meio ambiente e pode aumentar o valor de sua propriedade, reduzir os custos com eletricidade e até mesmo dobrar a sua produção local de energia.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura do texto abaixo e confira!
Placas fotovoltaicas e telhados verdes: relação e vantagens
Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade e da economia de energia, a combinação entre telhados verdes e as placas fotovoltaicas emerge como uma solução brilhante para economizar o dobro de energia elétrica em uma construção.
Sendo assim, se você deseja reduzir significativamente seus custos de energia e fazer a diferença no meio ambiente, verá que essa combinação inteligente pode transformar sua propriedade em um exemplo de eficiência energética. Confira abaixo as vantagens:
1.Isolamento térmico aprimorado
Telhados verdes são excelentes isolantes térmicos. Eles mantêm a temperatura interna mais estável, reduzindo a necessidade de aquecimento no inverno e refrigeração no verão.
Quando combinados com placas fotovoltaicas, esses telhados verdes ajudam a manter as temperaturas ideais para o funcionamento eficiente dos painéis solares.
O resultado? Menos gastos com aquecimento e resfriamento, economizando energia elétrica.
2.Aproveitamento máximo da luz solar
Os telhados verdes, ao cobrirem a superfície do edifício com vegetação, reduzem o reflexo da luz solar.
Isso significa que os painéis solares têm acesso direto a mais luz solar durante mais tempo, otimizando a geração de eletricidade.
A combinação de telhados verdes e placas fotovoltaicas aumenta a eficiência do sistema solar.
3.Sistema de energia híbrido
Telhados verdes e placas fotovoltaicas podem trabalhar em conjunto como um sistema de energia híbrido.
Quando os painéis solares geram mais eletricidade do que o necessário, o excesso pode ser usado para irrigar o telhado verde ou alimentar outros dispositivos elétricos, como bombas de água ou sistemas de iluminação.
Isso maximiza o uso da energia solar, economizando ainda mais energia elétrica convencional.
4.Economia de energia
Em dias quentes de verão, os telhados verdes reduzem o efeito de “ilha de calor urbano”, ajudando a manter a temperatura mais baixa na área.
Como resultado, os sistemas de refrigeração trabalham com mais eficiência, evitando o desperdício de energia.
A combinação inteligente de telhados verdes e placas solares minimiza o consumo de eletricidade para resfriamento.
5.Aumento do valor da propriedade
A instalação de uma solução de energia limpa e telhados verdes pode valorizar sua propriedade, gerando maior atração para potenciais compradores e inquilinos que valorizam a beleza proporcionada por projetos dotados de design biofílico combinados com economia de energia.
Isso, sem dúvidas, resulta em maior demanda e valorização do imóvel no mercado.
6.Investimento sustentável e dupla economia
Ao optar por combinar telhados verdes e placas fotovoltaicas em sua construção, você está investindo em um futuro mais sustentável e eficiente.
Além de reduzir significativamente os custos de energia elétrica, você está contribuindo para a redução das emissões de carbono e promovendo práticas amigas do ambiente.
As placas fotovoltaicas geram economia em dobro?
A instalação de sistemas solares em telhados verdes pode aumentar a produção de eletricidade em até 107% durante os períodos de pico.
É o que constatou um estudo da Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália), que verificou que o telhado verde integrado a placas fotovoltaicas fez com que as temperaturas da superfície caíssem para 9,63°C para painéis solares e 6,93°C para superfícies de telhado descobertas.
Trata-se de um valor muito significativo, uma vez que a diminuição de 8°C na temperatura média de pico na cobertura vegetada resultaria numa economia de energia considerável para aquecimento e arrefecimento no interior do edifício.
Segundo os pesquisadores, a redução das temperaturas que ocorrem no telhado verde combinado com placas fotovoltaicas pode elevar a capacidade máxima dos painéis solares entre 21 e 107%, dependendo da época do ano.
Imagine economizar não apenas uma, mas duas vezes mais em sua conta de eletricidade. A combinação de telhados verdes e placas fotovoltaicas não é apenas uma tendência, mas uma solução inteligente que pode revolucionar a forma como você consome e gera energia.
Logo, se você busca investir em painéis solares para economizar energia e fazer sua parte com o ambiente ao seu redor e com o planeta, aproveite para também dar mais um passo e integrá-los com um sistema de telhado verde!
Trata-se de uma estratégia inteligente para promover a sustentabilidade, economizar dinheiro e aumentar o valor da sua propriedade.
Além disso, contribui para a redução das emissões de carbono, a qualidade do ambiente e, é claro, o seu bem-estar e o de sua família!
Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que, assim como os telhados verdes, combinam perfeitamente com aquilo que se busca com as placas de energia solar?
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!
Entre em contato para fazer o seu orçamento!
Imagem 1: https://www.noticiasustentavel.com.br/telhados-verdes-america-latina-fecomercio/
Capa e demais imagens: arquivo Ecotelhado.