O Brasil evoluiu muito nas últimas décadas, cerca de 84% dos cidadãos moram nas cidades. Os municípios estão em alto desenvolvimento. Mas ainda temos muito o que fazer! Quase metade das casas não tem o esgoto tratado e tem o lixo acumulado em grandes áreas a céu aberto.
As cidades estão crescendo, mas o planejamento cominfraestrutura não consegue acompanhar. A qualidade de vida nos grandes centros é baixa, gasta-se muito tempo em congestionamentos, em meio a poluição sonora e do ar e paisagens cinzas.
Algumas empresas trabalham para melhorar isto, a Ecotelhado é uma delas, como mostra a reportagem da Exame.com – Meu Sonho Move o Brasil. O texto cita o nascimento da empresa em 2005, faturamento e alguns clientes.
O recomendado pela OMS é que as cidades tenham cerca de 12 metros quadrados de área verde por habitante. Nas maiores cidades do Brasil temos cerca de 2m² por cidadão.
A Ecotelhado desenvolve sistemas que tragam o verde de volta para as cidades e que ajudem a diminuir os grandes problemas como enchentes, poluição do ar e sonora, as ilhas de calor e a redução no consumo de energia. Os sistemas são simples e viáveis.
Veja um trecho da reportagem:
“ Segundo estimativas da Ecotelhado, mais de 150.000 metros quadrados de coberturas ecológicas já foram instaladas em todo o país. Entre os clientes da empresa estão o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a fábrica da Coca-Cola, em Curitiba, e o Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
Um fator que pode ajudar a vender mais telhados verdes daqui para a frente é o avanço tecnológico usado na cobertura vegetal. O molde que sustenta as plantas é feito de plástico reciclável. O metro quadrado do substrato orgânico, porção de terra onde as raízes são fixadas, pesa 40 quilos — algum tempo atrás a única alternativa pesava até 200 quilos.”