Ecopavimento reduz o impacto das enchentes

Publicado

Aumentar a área permeável nos centros urbanos e assim reduzir o impacto das enchentes. É este o principal objetivo do Ecopavimento. A inovação – assinado por nós – já está disponível no mercado.

O Ecopavimento trata-se de uma grelha plástica tridimensional – feita a partir de materiais reciclados – que redistribui os esforços do trânsito. Isto permite a passagem de água e ar, contribuindo para o aumento de áreas de biodiversidade. Ele se difere dos pavimentos convencionais por apresentar melhor desempenho no ponto de vista ambiental, estético e econômico. Pode ser aplicado em substituição a pavimentação em locais de trafego lento como: arruamento de condomínios, acostamento de estradas, trilhas, acesso de pedestres, bacias de infiltração, além de estacionamentos de empresas, shoppings e supermercados.

Muitos são os benefícios ambientais deste sistema. Atua inclusive na prevenção das enchentes ao deixar a água das chuvas infiltrar em sua estrutura, diferente do que ocorre nos asfaltos. Também ajuda na redução das ilhas de calor, recarga dos aquíferos subterrâneos, remediação da poluição do pluvial e manutenção das vazões dos cursos d’água nas épocas de seca.

– Este tipo de pavimento logo será uma realidade em todas as grandes cidades. Além de embelezar os ambientes urbanos, é uma iniciativa importante na diminuição do impacto das enchentes – acredita o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó.

Pioneiro no Brasil, o custo do produto é compatível com os pavimentos tradicionais. O mesmo pode ser adquirido em todo o território nacional através dos representantes da Ecotelhado. Mais informações em www.ecotelhado.com.br

 Veja em oito passos como é fácil a montagem do Ecopavimento