Em tempos de fortes ondas de calor e a necessidade de soluções que tragam mais qualidade de vida para a população, o oásis urbano ganha cada vez mais destaque.
Arquitetos e engenheiros têm se debruçado sobre problemas que afetam as pessoas diariamente e que podem ser amenizados por estruturas inovadoras, como é o caso dessa que tem ganhado cada vez mais espaço nas cidades.
Afinal, a tendência é que as temperaturas continuem subindo e, para que o bem-estar da população seja mantido, é preciso repensar a organização dos ambientes urbanos onde circulamos diariamente.
Para saber mais sobre o que é o oásis urbano e qual o papel dele nesse cenário, continue a leitura abaixo!
O que é considerado um oásis urbano?
O oásis urbano é uma área construída no meio das cidades com o objetivo de proporcionar aos habitantes um contato próximo com a natureza, em um espaço planejado para proporcionar mais conforto térmico.
A ideia de que se trata de um “oásis” vem do fato de que o clima está cada vez mais quente e as pessoas que transitam pelas ruas nem sempre possuem um local no qual possam se refugiar.
Assim, esses espaços públicos promovem um conforto térmico que pode trazer mais bem-estar e qualidade de vida para as pessoas que vivem nos centros urbanos.
Por que eles são uma alternativa na luta contra o calor excessivo nas cidades?
A climatização dos ambientes já é uma realidade na maior parte dos estabelecimentos comerciais e corporativos, mas as ruas seguem sendo um local onde as altas temperaturas causam grande mal-estar à população.
Nesse sentido, o oásis urbano utiliza recursos naturais para fazer com que as pessoas encontrem um refúgio em meio à circulação nos espaços públicos.
Assim, o objetivo principal dessas áreas é promover conforto e tranquilidade, de modo a tornar a habitação dos centros urbanos mais tranquila e viável nos dias de calor excessivo.
Essa é uma iniciativa importante e extremamente necessária no contexto atual. Felizmente, a medida vem ganhando cada vez mais espaço no contexto do paisagismo urbano.
Elementos que compõe um oásis urbano
Alguns elementos são essenciais na composição dos oásis urbanos.
A iluminação natural é um primeiro ponto bastante importante, já que a ideia é criar espaços conectados com a natureza, proporcionando à população esse contato que pode ser muito benéfico para a saúde e o bem-estar.
Essa integração com os elementos naturais também vem de outros recursos, como é o caso dos espelhos d’água ou até mesmo dos lagos e piscinas naturais.
Nesses locais, o tratamento da água é feito de forma natural, com uma área para plantas que pode ser considerada um jardim aquático ou filtro biológico, deixando elas imersas nas margens e submersas nas zonas mais fundas.
Além disso, a presença da vegetação também é fundamental nos oásis urbanos, sendo possível recriar um contato com a mata a partir de estruturas que trazem árvores e outras espécies de plantas para os espaços da cidade.
Por fim, esse local também deve contar com um mobiliário simples e confortável, adequado para que as pessoas possam sentar e descansar ao passar por ali.
Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!
Entre em contato para fazer o seu orçamento!