Jardim Vertical: Projetando com Parede Verde e Brise Vegetal

Publicado

No Brasil, os telhados verdes vêm se difundindo rapidamente em projetos de prédios sustentáveis. Entretanto, o Brise Vegetal e as paredes verdes ou jardins verticais, podem contribuir muito mais para o conforto térmico e diminuição do acumulo de energia solar no envoltório. Afora trepadeiras que escalam os muros e paredes naturalmente e muitas vezes de forma indesejada, não temos muitos exemplos em nosso país.

 

Estudos já comprovaram a eficácia de árvores e vegetação em geral como forma de amenizar o micro clima urbano.  Técnicas novas como a do Brise Vegetal e Ecoparede podem reduzir substancialmente o consumo de energia, melhorar a qualidade do ar e contribuir com espaço para biodiversidade no espaço urbano.

Ambas as técnicas podem ser utilizadas em prédios novos ou existentes.

A vegetação vertical pode ser disposta de duas formas:

Brise Vegetal ou fachada verde: plantas do tipo trepadeiras são cultivadas em containeres, que se repetem a cada andar e a partir dai são conduzidas e interligadas por cabos de aço inoxidáveis. Os cabos condutores ficam espaçados a cerca de 60 centímetros do prédio, permitindo a abertura das janelas sem interferência. Este sistema tem a vantagem da relativa baixa manutenção, sendo indicado para qualquer altura de prédio. O projeto deve prever acesso para eventuais podas e outros tratos se necessário. (janela ou visita, quando parede cega).  O container pode ser utilizado em toda a largura do edifício.

 

Ecoparede, parede verde ou ainda jardim vertical: sistema modular composto de perfis verticais e horizontais, que sustentam módulos previamente vegetados. Necessita ser instalado com um sistema de ferti-irrigação. Pode comportar uma grande variedade de plantas dentre as de pequeno porte. Normalmente, a Ecoparede vai exigir um pouco mais de manutenção do que o sistema Brise Vegetal, sendo importante prever em projeto a forma de acesso.

Que plantas utilizar?

O Brise Vegetal utiliza plantas trepadeiras que podemos dividir entre as que se auto-suportam – como a falsa vinha e unha de gato – e as que necessitam de suporte, como jasmim dos poetas, madressilva, mandevilas e outras. Situações de grandes alturas e a tolerância a ventos, calor e ao frio, devem ser consideradas na escolha das plantas. Também é importante prever a velocidade de crescimento em relação ao espaçamento, se quisermos obter um resultado mais imediato. O peso do sistema, crescimento da planta e ação de ventos deve ser levado em consideração e compensado no intervalo dos grampos de suporte do sistema.A

 

Ecoparede se adapta a uma grande variedade de plantas de forração de baixo porte. Estas plantas podem ser adquiridas de acordo com o projeto paisagístico e transplantadas para o módulo Ecotelhado. Dependendo do tipo da planta e estação do ano, pode demorar de 1 a  6 semanas para enraizar, antes que se possa fazer a transferência para o painel. Podemos fazer composições com diferentes tipos de plantas, colorações, texturas, etc. A Ecoparede pode também ter plantas comestíveis.

Como é a manutenção?

O Brise Vegetal requer um bom sistema de irrigação e eventual fertilização, podendo requerer podas periódicas, principalmente na frente de janelas.

A Ecoparede deve ser instalada com sistema de ferti-irrigação, que mantenha a umidade e nutrição das plantas. O sistema modular permite que a qualquer momento um determinado painel possa ser trocado rapidamente sem prejuízo dos demais.

Quer conhecer mais sobre os nossos produtos? Então acesse www.ecotelhado.com