O laudo de permeabilidade é um documento fundamental para garantir que todas as normas estabelecidas são atendidas e que o produto testado oferece qualidade ao projeto na qual será utilizado.
Esse é o caso do ecopavimento, um piso desenvolvido pela Ecotelhado cujo objetivo é possibilitar a passagem da água e do ar, diminuindo significativamente a umidade do solo.
Essa conquista valoriza ainda mais o produto, pois, além desse laudo, existe a certificação a respeito da sua resistência, portanto, trata-se do produto ideal para ambientes que tenham a necessidade de escoar a água da superfície.
O ecopavimento é encontrado em todo o Brasil, sendo o ideal para locais de tráfego lento, tais como:
- áreas internas de condomínio,
- caminhos e pátios de escolas,
- calçada permeável,
- acostamento de estradas,
- trilhas de parque e acesso de pedestres,
- bacias de infiltração.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre o laudo de permeabilidade, um fator importante para garantir qualidade e eficiência dos produtos. Continue a leitura e saiba mais a respeito!
O que é o laudo de permeabilidade e por que ele é importante?
Antes de compreendermos a importância do laudo, é fundamental conhecer o conceito de permeabilidade.
Trata-se de uma propriedade física que descreve a capacidade de um material possibilitar que fluidos passem através dele.
O laudo é um documento emitido por um órgão oficial e capacitado, apresentando os resultados dos testes, visando avaliar se determinado produto cumpre com as normas técnicas estabelecidas e com as demandas nas quais se propõe a atender.
Além disso, nesse caso, apresenta detalhes a respeito da funcionalidade de sistemas de pisos compostos, a partir da utilização do ecopavimento.
Como o ensaio de permeabilidade foi realizado na Ecotelhado?
Na Ecotelhado, o ensaio de permeabilidade foi realizado para a avaliação do ecopavimento, sendo considerada para os testes a norma técnica ABNT NBR 16.416.
O sistema ensaiado utilizado tinha uma área delimitada de 1,90 x 1,90 m de piso composto por:
- camada de solo natural compactado,
- placa de pisos drenante,
- camada de brita tipo 1 (diâmetro máximo de 25 mm).
O ensaio foi adaptado para o ecopavimento da Ecotelhado em função da ausência de normativa específica para esse tipo de piso, daí então a opção pela norma mencionada, voltada a pavimentos permeáveis de concreto.
Os testes foram realizados pelo Laboratório de Materiais e Tecnologia do Ambiente Construído (LAMTAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o LAMTAC se destaca na comunidade científica e tecnológica na área de tecnologia de materiais e desempenho das edificações.
Resultados do ensaio e a importância do coeficiente de permeabilidade
A partir de três ensaios realizados em 12 de novembro de 2024, os seguintes resultados foram obtidos a partir do uso de um cilindro de infiltração com diâmetro de 300 mm.
No primeiro ensaio foram infiltradas 3,6 kg de massa de água, onde em 30,695 segundos obteve-se um coeficiente de permeabilidade – K de 5.973,18 (mm/h).
Já no segundo ensaio foram infiltradas 18 kg de massa de água, onde em 90,93 segundos foi alcançado um coeficiente de permeabilidade – K de 10.081,75 (mm/h).
Por fim, no último teste a infiltração foi 3,6 kg de massa de água, quando em 40,67 segundos o resultado foi de um coeficiente de permeabilidade – K de 4.508,15 (mm/h).
Os parâmetros apresentados pela NBR 16.416 foram atingidos e o ecopavimento foi considerado pela LAMTAC um sistema de piso caracterizado de alta permeabilidade.
O impacto a partir dessa conclusão é que essa tecnologia da Ecotelhado é a ideal para:
- prevenção de enchentes,
- redução das ilhas de calor,
- sustentabilidade do planeta,
- versatilidade para as mais diversas necessidades.
Clique aqui e faça o download do laudo de permeabilidade!
Se você deseja conhecer mais sobre o ecopavimento, entre em contato com a Ecotelhado e confira mais detalhes a respeito!