Senado aprova: planos diretores municipais devem priorizar tecnologias verdes

Publicado

Quando o assunto envolve tecnologias verdes, logo vem à mente os projetos voltados à preservação da natureza, combate à poluição e qualidade de vida para todos.

A Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal aprovou recentemente e por unanimidade um projeto de lei que modifica o Estatuto das Cidades, prevendo que os planos diretores municipais devem priorizar a infraestrutura verde urbana.

Mais do que isso, o projeto autoriza a criação de incentivos municipais que favoreçam a adoção dessas tecnologias nas edificações, incluindo a instalação de telhado verde e reservatórios de água da chuva.

Trata-se, portanto, da incorporação de ações sustentáveis no planejamento urbano e na construção civil, buscando a melhora da qualidade de vida da população brasileira.

Deseja conhecer mais sobre as tecnologias verdes e a sua importância nos planos diretores municipais? Continue a leitura e confira detalhes!

Tecnologias verdes nos planos diretores: o que diz o novo projeto de lei?

Não há como desconsiderar que as mudanças climáticas estão presentes em todo o planeta e inclusive em nosso país.

Conforme o Comissário Europeu para Ação Climática da Organização das Nações Unidas (ONU), Wopke Hoektra, é fundamental que ações sejam tomadas para que o aumento da temperatura global fique abaixo de 1,5ºC, quando comparado ao período pré-industrial.

Caso isso não aconteça, as previsões para os cidadãos, empresas e meio ambiente envolvem sérios problemas em todo o mundo.

O PL 6046/2019, aprovado pela Comissão do Senado, pode contribuir significativamente para esse objetivo, pois afeta todos os municípios brasileiros ao tornar obrigatório que os planos diretores priorizem as tecnologias verdes nas cidades.

Certamente essa ação é uma grande resposta às mudanças climáticas, já que passa a trabalhar de maneira efetiva a infraestrutura verde urbana.

Por que incluir tecnologias verdes nos planos diretores?

A incorporação de tecnologias verdes e soluções baseadas na natureza nos planos diretores municipais é uma medida que contribui de forma concreta para alcançar os objetivos necessários à reversão do atual cenário das mudanças climáticas.

Com essa ação, outros benefícios são obtidos, como, por exemplo:

  • conforto térmico,
  • gestão de águas pluviais,
  • combate às ilhas de calor,
  • economia hídrica,
  • valorização estética dos espaços urbanos.

É importante ressaltar que a sociedade apoia essas iniciativas, uma vez que se trata da proteção do nosso habitat.

Além disso, já existe uma conscientização por parte de muitas pessoas no que se refere a sustentabilidade do planeta, ou seja, desfrutar as possibilidades existentes, porém, garantir que as próximas gerações também tenham esse direito.

Soluções sustentáveis da Ecotelhado que se alinham à nova lei

É importante compreender que as soluções sustentáveis já existem, inclusive no que se refere às tecnologias verdes, portanto, são perfeitamente viáveis e podem ser incluídas nos planos diretores dos municípios.

Um exemplo é o Telhado Verde Laminar Médio ou Alto, solução desenvolvida pela Ecotelhado, que proporciona aos imóveis benefícios térmicos e estéticos, além de permitir a captação de água. Quando tratada, essa água pode ser reutilizada para fins não potáveis.

Outra solução que faz toda a diferença em projetos arquitetônicos é o Ecodreno, uma das tecnologias verdes que possibilita:

  • retenção,
  • drenagem,
  • infiltração,
  • reaproveitamento da água da chuva.

Esse Jardim de Chuva possibilita uma drenagem urbana sustentável e, mais do que isso, permite a recarga do lençol freático.

Como se pode observar, a Ecotelhado cria sistemas que reintegram o verde ao ambiente urbano, por meio de produtos e serviços inovadores, com foco na sustentabilidade do planeta

Suas soluções chegam a todo o Brasil e são exportadas para muitos países da América Latina, afinal, se o objetivo é colaborar para um futuro melhor, é preciso contar com especialistas que de fato possam ajudar.

Sua cidade está pronta para o futuro sustentável? Conheça as soluções verdes da Ecotelhado e leve mais natureza e inteligência ecológica para o planejamento urbano!