A cidade-esponja apresenta muitas vantagens e evita sérios problemas para a sociedade e o meio ambiente.
Infelizmente, vivemos experiências lamentáveis com relação à resposta da natureza a partir das ações humanas.
Assim como ocorreu com 478 municípios do estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024, Santa Maria sofreu sérias consequências da maior enchente já registrada no estado gaúcho.
Para se ter ideia da dimensão do problema, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, toda a região ligada a essa importante cidade ficou completamente isolada. As rodovias foram impedidas ao tráfego, impossibilitando que alimentos e medicamentos chegassem à população.
Após a tragédia, uma luz se observa e anima o futuro dos santa-marienses, com a possibilidade de a cidade se transformar em uma cidade-esponja.
O que é uma cidade-esponja e por que esse conceito está crescendo no urbanismo?
A cidade-esponja foi um conceito desenvolvido pelo paisagista e arquiteto chinês Kongjian Yu, que ganhou notoriedade internacional, inclusive no Brasil, onde faleceu em um acidente aéreo em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, no mês de setembro de 2025, quando visitava nosso país.
A partir de projetos aplicados em mais de 70 cidades do mundo, esse conceito visa transformar esses ambientes urbanos em um modelo florestal.
Isso significa que, enquanto a gestão convencional das águas pluviais transporta a água da chuva para os rios por meio de drenos e tubulações, a cidade-esponja consegue armazenar essa água, absorvendo-a e diminuindo o escoamento artificial.
Como resultado:
- redução de enchentes,
- segurança a população,
- adoção de práticas sustentáveis.
A lei aprovada em Santa Maria e os primeiros passos para implementar o modelo
A Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio de sua Câmara de Vereadores, está dando os primeiros passos para implementar esse modelo.
Isso significa disponibilizar por toda a cidade soluções que viabilizem o efeito obtido no modelo cidade-esponja, com a apresentação de um projeto de lei no início de 2025 que institui o Programa de Prevenção de Enchentes e Alagamentos do município.
A partir dessa iniciativa, muitos benefícios são observados, como, por exemplo:
- diminuição dos alagamentos,
- melhoria da qualidade da água,
- promoção da biodiversidade,
- melhoria no microclima,
- benefícios recreativos e sociais para a população.
Soluções sustentáveis para a cidade-esponja: os telhados verdes e jardins de chuva
A cidade de Santa Maria deve passar por transformações que a levarão a se tornar uma cidade-esponja, e as seguintes medidas e tecnologias sustentáveis poderão ser adotadas.
Os telhados verdes devem fazer parte do visual da cidade, onde a água da chuva é captada por uma camada de vegetação instalada nos edifícios visando reduzir o escoamento artificial.
Os jardins de chuva, que são pequenas depressões construídas, conseguem coletar, limpar e infiltrar ou armazenar essa água, promovendo a recarga dos aquíferos e aliviando os sistemas de escoamento.
Também os pavimentos drenantes se tornam soluções práticas, pois permitem a passagem de água, uma vez que são desenvolvidos a partir de materiais porosos; portanto, podem ser utilizados em calçadas, estacionamentos e ruas, visando evitar o acúmulo das chuvas.
A excelente notícia é que o Brasil já dispõe de todas essas soluções e tecnologias. Graças aos estudos e trabalhos da Ecotelhado, é possível implementá-las com rapidez e obter resultados excelentes.
Exemplos internacionais e lições que podem inspirar Santa Maria
Como se observa, a decisão tomada pelo município de Santa Maria, ao desejar ser reconhecida como uma cidade-esponja, deverá inspirar outros projetos que certamente conquistarão o país.
O projeto gaúcho também se inspira em modelos de sucesso que já são realidade em muitas cidades do mundo, como, por exemplo:
- Pequim,
- Xangai,
- Nova Iorque,
- Berlim,
- Copenhague,
- Bangkok, etc.
O fato é que muito pode ser feito para evitar problemas como os vividos recentemente por essa cidade, ao mesmo tempo em que se protege a natureza e se promove um desenvolvimento municipal sustentável.
Se você deseja conhecer mais sobre as soluções de sustentabilidade da Ecotelhado, vale a pena continuar em nosso blog e conferir nossos posts!