Primeira escola com certificação LEED no Brasil terá Ecotelhado

Publicado

Mais uma vez, nós estamos participando de um grande projeto sustentável no Brasil.

O Colégio Estadual Erich Walter, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, conseguiu a certificação LEED Schools, própria para escolas com projeto sustentável. E o mais bacana são os detalhes: esta é a primeira escola brasileira a buscar o selo LEED e a primeira escola pública do mundo a tomar esta iniciativa.

A escola ainda finaliza os últimos detalhes do projeto

A Ecotelhado participa do projeto, cobrindo inteiramente o colégio de telhado verde. São, ao total, 790m² de produto instalados, com possiblidade de acesso à visitação. Além disso, o estacionamento do local – com 350m² –  terá a tecnologia Ecopavimento.

Esta certificação LEED específica para escolas tem dois requisitos diferenciados: a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo, para que não seja perigoso à saúde das crianças, e o tratamento acústico não só nas salas de aula, como nos corredores e ambientes internos próximos às salas.

O projeto do Colégio

A escola adotou também mais algumas medidas sustentáveis, como iluminação por lâmpadas LED, aproveitamento de água da chuva, aumento de áreas verdes, painéis solares para aquecimento de água, área para reciclagem, instação de bicicletários, entre outras ações.

Mas a sustentabilidade não para por aí. O time pedagógico da escola também vem trabalhando para fazer da escola uma ferramenta de ensino e conscientização de práticas sustentáveis.

Posts relacionados:

>>>> Parceria incentiva certificação LEED no Brasil

>>>> Ecotelhado é filiada do Green Building Council

>>>> Projetos de museus cariocas terão telhado verde