parede-verde-construção-sustentável-na-engenharia-civil

3 soluções para construção sustentável na engenharia civil

Publicado

A demanda por recursos naturais é contínua e a situação se agrava a cada dia que passa. Ao iniciar uma construção sustentável na engenharia civil, os desafios encontrados são inúmeros. Por isso, é importante investir em novas tecnologias que visem a diminuição dos impactos ambientais. 

O uso de eco materiais, por exemplo, é uma excelente maneira de estabelecer ambientes sustentáveis. 

Podemos considerar como uma construção sustentável aquela que agrega o ambiente civil com a natureza, de forma que os dois trabalhem e constituam um espaço em harmonia. 

A utilização de materiais recicláveis e a redução de impactos durante o trabalho fazem parte desse contexto desafiador.

Conheça 3 soluções para construção sustentável na engenharia civil:

Telhado verde 

O telhado verde ecológico é uma das principais maneiras de aplicar os métodos sustentáveis em uma construção civil. Ele traz inúmeros benefícios para as residências ou estabelecimentos comerciais, pois conta com um sistema e metodologia que promove a captação da água da chuva, absorvendo de 30 a 35% do volume. Essa absorção é responsável pela diminuição de alagamentos. Também serve como isolante térmico, mantendo a temperatura ambiente e retendo a energia solar.

Parede verde

A Parede Verde é a transformação ideal para a sua construção sustentável na engenharia civil. O cultivo e preparo dessa parede garante a visualização e estética do ambiente, podendo harmonizar com outras plantas, formando um paisagismo único. 

Ela pode ser instalada em qualquer espaço, independente de tamanho, mas que possua iluminação natural. É uma excelente opção sustentável.

Sistema azul e verde

A falta de drenagem e absorção da água da chuva é um problema social vivido há anos, devido à pouca eficiência da drenagem urbana nas construções civis. Como consequência, existem enchentes, alagamentos e inundações nas cidades. 

Essa alternativa sustentável funciona como um reservatório, com estrutura de vegetação. Além da função de , ela acrescenta, naturalmente, os processos naturais de eliminação de impurezas do ar. 

Os sistemas de energia limpa também são uma excelente opção para promover sustentabilidade nas construções. Para o resultado ser satisfatório, o planejamento é parte fundamental para se obter sucesso nesse desafio. Desde o início, as atenções devem ser voltadas a detalhes, como a procura por redução de resíduos e a escolha do local da obra.

Todas essas soluções para construção sustentável na engenharia civil podem ser implementadas em sua casa ou ambiente profissional com o apoio da Ecotelhado