Rooftop com design biofílico: conheça a nova tendência

Publicado

Se você acompanha as novidades do setor de construção civil, é provável que já tenha percebido como há, cada vez mais, projetos que aproveitam o terraço de seus edifícios para fins de uso comum do condomínio ou, até mesmo, comercial. Esse espaço é chamado de rooftop!

Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo abaixo! Confira!

O que é um Rooftop?

Em uma tradução livre, um rooftop seria simplesmente “terraço”, mas, no Brasil, esse termo tem se popularizado de forma distinta, sendo usado para terraços multiusos para fins privativos do condomínio, ou públicos, com fins comerciais.

Ou seja, espaços que, por muito tempo, foram considerados privativos de imóveis de cobertura ou, ainda, verdadeiramente ociosos, agora têm sido projetados, adaptados e construídos para que possam ser aproveitados por um maior número de pessoas e da maneira mais aprazível possível.

A maioria dos projetos de rooftop têm em comum não só o máximo aproveitamento possível do espaço para os mais variados fins, mas também um design biofílico que torne o ambiente sustentável e aprazível àqueles que o frequentam.

Rooftop com design biofílico

Um rooftop com design biofílico é aquele que contém em seu projeto arquitetônico e paisagístico elementos que promovem a conexão das pessoas com o ambiente natural, e, ao mesmo tempo, a eficiência econômica, social e ambiental do uso do espaço. Para que esse design biofílico não se mostre apenas como algo meramente decorativo, deverá fazer uso de técnicas e tecnologias de infraestrutura verde.

É o caso, portanto, dos rooftops que contêm partes de suas superfícies cobertas por sistemas de telhado verde com boa capacidade de retenção e reaproveitamento da água da chuva, os quais não só deixam o espaço muito bonito, mas, também, contribuem para o combate ao esgoto pluvial e ao desperdício hídrico, fazendo uso da própria água que armazena para a sua irrigação.

Sistemas de jardins verticais também são muito importantes para compor o paisagismo do espaço, assim como jardineiras para plantas de pequeno e médio porte, inclusive algumas árvores frutíferas.

Aliás, por falar em jardineiras, a Ecotelhado possui a Floreira Modular Rooftop, novo produto desenvolvido especialmente para tornar prático e eficiente o paisagismo com design biofílico dos rooftops, do projeto à instalação do produto.

Floreira Modular Rooftop Ecotelhado (Arquivo Ecotelhado)
Floreira Modular Rooftop Ecotelhado (Arquivo Ecotelhado)
Floreira Modular Rooftop Ecotelhado (Arquivo Ecotelhado)

Em algumas cidades como Porto Alegre, RS, por exemplo, o Poder Público municipal inclusive incentiva o desenvolvimento de rooftops que contenham esses elementos, ou seja, rooftops sustentáveis.

É o que se vê no Decreto nº 20.746/2020, que os classifica como “o espaço de uso comum para lazer, convívio e paisagismo, implementado em coberturas de edifícios” (art. 1º, parágrafo único), e na Lei Complementar 930/2021, que instituiu o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre, e os prevê como uma das ações aplicáveis para que um projeto se enquadre como apto para aderir ao referido programa.

Deu para perceber que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável perfeitas para o seu projeto de rooftop, não é mesmo?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!