Um hospital-aeroporto ligado na sustentabilidade

Publicado

Mais um projeto gigante, feito pelos sempre geniais orientais.

O Hospital do Aeroporto de Tianjin, na China, vai combinar o tratamento físico com estética ecológica. O projeto é completamente revestido de telhados verdes, que irão controlar as emissões de carbono e temperatura, além de painéis solares, que vão oferece energia sustentável e economia de custos e de eletricidade.

O projeto, pensando pelo escritório da SBA-Design, pretende oferecer um grande espaço aberto com vegetação exuberante. Os elementos foram incorporados de acordo com o conceito de Medical Park e o projeto ganhou o prêmio máximo no Concurso Internacional para o projeto Hospital Internacional de Tianjin University Medical.

Com emissão de carbono baixa, painéis solares e outros conceitos sustentáveis e energeticamente eficientes, o design inovador do edifício irá mudar totalmente a cara dos hospitais futuros. Outro aspecto importante do projeto é a ênfase no fluxo vertical e horizontal, que irá minimizar o tempo para mover a logística e material médico e também para as operações de resgate.

Espalhado sobre uma área bruta de 152.860 m² e com 13,4 hectares de terra em torno dele, o Hospital tem integrado o aspecto verde criando um imenso parque e telhados verdes diversos. Filas de árvores e gramados estarão visíveis dos quartos dos pacientes, proporcionando assim um ambiente propício para que eles se recuperem mais rapidamente.

Os telhados verdes são destinados a controlar a emissão de carbono, a temperatura e ainda proporcionar uma estética diferenciada ao projeto.

Posts relacionados:

>>> Sustentabilidade no Hospital Albert Einstein – SP

>>> Os edifícios “empilhados” na China

>>> Hospital Parque Belém instala Ecotelhado