Unisinos RS

Earth Day, Ecotelhado e o pensamento ecológico

Publicado

Ele deve ser lembrado e executado todos os dias, mas é sempre bom ter um dia só para ele. Ou melhor, para ela. Há 39 anos, no dia 22 de abril de 1970, o então Senador norte-americano Gaylord Nelson, na época estudante de Harvard, organizou eventos para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente. Assim, nesta data foi estipulado o Earth Day (ou Dia da Terra, traduzido para o português). O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.

O Google, como sempre, aderiu à causa e dedicou seu doodle (o logo que fica na página inicial do site www.google.com) ao Earth Day. Olha que bacana a imagem:

A iniciativa pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas. E, dentro deste contexto de pensamento ecológico, o Ecotelhado figura como uma das alternativas pioneiras para os problemas de aquecimento global, poluição urbana e alagamentos em época de chuvas.

O sistema de telhado verde da Ecotelhado é capaz de abrigar diversas espécies vegetais em um local que, geralmente, não teria nenhuma serventia além de proteger os habitantes do local. E não é apenas a beleza que chama atenção de quem vê uma construção coberta por plantas, flores e até pequenas árvores. Há um número grande de outras vantagens de ser ter instalado um Ecotelhado:

* Qualidade do ar: Através da fotossíntese e da aderência dos poluentes ao substrato, os telhados verdes agem como purificadores do ar urbano. O telhado vivo é também um aprisionador de carbono.

* Benefício Educacional: O telhado ecológico é a metáfora da sustentabilidade com efeito pedagógico para gerações futuras sendo, portanto, a cobertura ideal para prédios institucionais e escolas.

* Proteção do prédio: A cobertura vegetal em um prédio elimina a concentração de calor evitando a dilatação e protegendo o prédio contra trincas. O substrato absorve também as chuvas ácidas. Estes dois fatores elevam a vida útil da construção.

* Pluvial: Pela retenção de água e diminuição do fluxo a laje vegetada  contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva conforme pode se constatar no estudo do IPH.

* Biodiversidade: Com o crescente desenvolvimento das cidades e de áreas rurais, espécies vegetais e animais têm sido expulsas de seu habitat natural. A cobertura vegetal ou telhado de grama é ferramenta fundamental para a sobrevivência e continuidade da manutenção da vida no conceito urbano que se forma a partir de agora. O telhado ecológico é a solução para cidade moderna.

* Acústica: O teto verde diminue a reverberação ao absorver e isola ruídos.

* Aquecimento Global: O telhado verde diminui significativamente a necessidade de energia para climatização de ambientes, contribuindo assim para a diminuição de emissão de CO2 e de suas conseqüências.

* Conforto Térmico: O telhado verde proporciona excelente conforto ambiental, pois além do isolamento térmico, ele age por evapo-transpiração, perdendo a energia de evaporação da água por ele retida. O telhado vivo também consome energia pela fotossíntese.

* Ilhas de calor: Pela evapo-transpiração auxilia no arrefecimento de centros urbanos. A continuidade dos telhados ecológicos na cidade influi muito significativamente para o conforto ambiental das áreas mais urbanizadas.

* Valorização do Prédio: Pelos seus benefícios confere ao prédio um maior valor no caso de venda.

Para mantermos o equilíbrio da Terra é necessário ter consciência do que deve ser feito. Se os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência humana forem esgotados, não haverá maneira de repô-los. O pensamento global deve implantar as iniciativas locais e pessoais para que cada um comece a fazer a sua parte.

Você confere mais algumas fotos de utilização do Ecotelhado no nosso perfil do Facebook e no nosso álbum do Flickr.