A Escola Verde em Bali, Indonésia, está dando a seus alunos uma educação natural, holística e centrada no aluno em um dos ambientes mais incríveis do planeta. Não só foi certificada em 2012 como a mais verde do planeta, pelo Centro de Escolas Verde da Green Building Council dos EUA, mas também possui valores admiráveis. São justamente os 8 valores defendidos pelo colégio que o diferenciam como o mais verde da terra: Integridade, responsabilidade, empatia, sustentabilidade, paz, igualdade, comunidade e confiança.
O campus extraordinário foi criado por grandes designers, agricultores, arquitetos, paisagistas e jardineiros, onde se vê um resultado verdadeiramente inspirador. Usando tecnologia de ponta, materiais e métodos tradicionais, criou-se um ambiente propício para o ensino e aprendizado que estimula o pensamento crítico e criatividade para resolver problemas.
“Nossa visão é de um ambiente natural, holístico, centrado no aluno que possibilite e inspire os estudantes a serem criativos, inovadores e líderes ecológicos”. A missão da Escola Verde é de educar seus estudantes para serem jovens líderes focados na cidadania global. Além disso, tem como propósito defender um novo modelo de aprendizagem que conecta as lições intemporais da natureza, a uma preparação relevante e eficaz para um futuro em rápida mutação.
Acreditando em três regras básicas para tomada de cada decisão: “Seja local, deixe que o seu ambiente seja o seu guia e pense como seus netos serão afetados por suas ações”, a Escola Verde de Bali mostra como a educação ambiental é importante nos dias de hoje. É dessa maneira que ela serve de exemplo que integrar valores ambientais com valores de cidadania é possível, só basta querer.