casa com arquitetura rural

Arquitetura rural: entenda tudo sobre esse conceito

Publicado

Já ouviu falar no conceito de arquitetura rural?

A vida na cidade grande é atribulada, e nossos olhos passam a maior parte do tempo voltados para as telas de computadores, celulares e televisões. 

A fim de fugir disso, muitas vezes as casas de campo deixam de ser um refúgio e convertem-se no próprio lar de muitas pessoas. 

Assim, a arquitetura de seus ambientes precisa ser pensada de maneira a conciliar necessidades da vida moderna com aspectos do meio rural.

Quer saber mais sobre o conceito de arquitetura rural e saber como ele tem se apresentado? Leia o conteúdo abaixo e confira!

O que é a arquitetura rural?

Tecnicamente, a Arquitetura Rural é a área de estudos que abrange todos os aspectos relacionados ao ambiente agrícola construído, voltados direta ou indiretamente para a produção e trazendo um enfoque transdisciplinar para os estudos de paisagem e ordenação territorial (FERRÃO, 2007).

Porém, ao se falar em arquitetura rural, o que vêm à mente são as casas e sua adaptação a esse ambiente bucólico, o que vai desde a construção propriamente dita à decoração das construções.

Muitas vezes, os projetos arquitetônicos buscam revitalizar espaços já existentes em vez de construir novos, priorizando o conforto, o lazer e, em alguns casos, até mesmo o trabalho.

Sendo casas geralmente amplas e que buscam não apenas servir de moradia mas também se apresentar como uma referência para encontros de amigos e familiares, os espaços destinados à alimentação, bebida e lazer acabam sendo priorizados nesses projetos.

Ultimamente, o design do ambiente e sua decoração têm buscado se apresentar com elementos bucólicos, ligando-os à natureza e aproveitando pedra, madeira, alvenaria texturizada, cerâmica e outros materiais, sempre com a inteligência de aproveitamento de espaços com eficiência e beleza.

Arquitetura rural com design biofílico

Além de todos esses aspectos, elementos de design biofílico e a utilização de tecnologias de infraestrutura verde e de soluções baseadas na natureza têm se tornado cada vez mais comuns e necessários nos projetos de arquitetura rural.

Considerando as presumíveis dificuldades de acesso a redes públicas de saneamento básico, a grande maioria das propriedades rurais faz uso de captação de água de suas próprias cisternas e poços artesianos, e o sistema de descarte é, geralmente, baseado nas tradicionais fossas sépticas.

No entanto, a preocupação com saneamento e com elementos de sustentabilidade é crescente, e há cada vez mais casas instalando sistemas que buscam economizar, reter e reaproveitar o máximo possível de água, ainda mais em um contexto de secas cada vez mais frequentes. Para isso, as tecnologias de infraestrutura verde são fundamentais.

Açudes adaptados como lagos ou piscinas naturais, sistemas biológicos de tratamento de esgoto e sistemas de telhado verde que retêm e reaproveitam o máximo possível de água da chuva são uma necessidade para esses ambientes, que trazem com eles não só sua funcionalidade inteligente, mas também o design biofílico que celebra o espaço bucólico onde são instalados!

Além disso, não é raro vermos projetos de arquitetura rural que fazem uso de sistemas construtivos com tiny houses, cujo design biofílico têm sido frequentemente utilizado, como se vê nas Casas Verdes, as Ecotinyhouses desenvolvidas pela Ecotelhado.

Como é fácil perceber, na Ecotelhado, você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável perfeitas para serem adaptadas não apenas na cidade, mas também nos projetos de arquitetura rural desenvolvidos no campo!

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!