A qualidade do ar em ambientes internos

Publicado

Vivemos em um mundo onde pouca coisa não foi tocada pelo homem. Poluição atinge os cantos mais remotos do planeta, é quase o suficiente para fazer você querer correr e se esconder! No entanto, isso pode não ser a melhor ideia, porque de acordo com a pesquisa científica moderna, ambientes internos podem ser até dez vezes mais poluídos do que os ambientes ao ar livre. Esta é conhecida como “Síndrome do Edifício Doente“.

Uma pessoa fica cerca de 90% do seu tempo dentro de locais fechados (casa, academia, escritório…), estamos constantemente expostos à poluição do ar interior.

eco 11-08 manha

Mas, a boa notícia é que todas as plantas absorvem os poluentes e não poluentes do ar. Certas espécies tropicais são mais eficientes do que outras. Um único vaso de plantas remove uma parte dessas toxinas no ar e com cada planta adicional isso aumenta. Uma parede verde pode conter mais de mil plantas, todas elas filtram o ar e, além disso, liberam oxigênio.

Abaixo informações sobre as toxinas mais comuns em ambientes internos:

Formaldeído (CH2O) – é encontrado em produtos tais como móveis, papel de parede, de papelão, e lencinhos umidecidos. Ele também é usado em alguns plásticos, tintas, vernizes, detergente louça, amaciantes e cosméticos.

VOC – ou compostos orgânicos voláteis – são encontrados em todos os produtos de petróleo; no entanto, existem muitas outras fontes, tais como adesivos de pavimentação (usados para carpetes, madeiras, etc), pintura, móveis, materiais de parede, equipamentos eletrônicos, fumaça de cigarro, produtos de limpeza doméstica e até mesmo purificadores de ar!

Tricloroetileno (TCE) – liberado por de tintas,produtos de limpeza a seco, adesivos, pesticidas e pela tinta de impressoras.

Monóxido de Carbono (CO) – é liberado por lareiras, fogões a gás, aparelhos e aquecedores. Também está presente em altas concentrações na fumaça do cigarro e de escape de veículos.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, “as pessoas que vivem e trabalham em edifícios de materiais sintéticos inalam mais de 300 contaminantes todos os dias.”

IMG_5285

Então, como é que tudo isto se relaciona com paredes verdes? Bem, a pesquisa realizada pelo Aeronautics and Space Administration (NASA) prova que as plantas são capazes de limpar o ar interior tóxico que é comum em edifícios modernos.

Dr. William Wolverton, investigador pesquisando diretor de qualidade do ar da NASA em estações espaciais, afirma que os produtos químicos como o formaldeído e monóxido de carbono pode ser removidos de ambientes internos pela planta. COV, ECT, benzeno, tolueno, xileno e numerosos outros produtos químicos tóxicos podem ser removidos pelas raízes da planta (ou por os microrganismos que vivem em torno das raízes, que degradam e assimilam esses produtos químicos).eco 07-08 manha

Através do processo de fotossíntese, as plantas absorvem o dióxido de carbono (CO2) e liberam oxigênio (O2). Outra vantagem da parede verde é que ela economiza um monte de espaço. Se o mesmo número de plantas que usamos em nossas paredes verdes estivessem em vazos, praticamente não teria espaço livre no chão da sua casa!

Jardim Vertical não é só beleza, é saúde!!

   eco 10-08 noite