A VIRADA SUSTENTÁVEL

Publicado

O que é a Virada? A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Acreditamos que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

E são esses 17 objetivos, definidos pela ONU, que regem as realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil. Para se aprofundar mais em cada um desses conceitos, visite a página da ONU: ONU 17 ODS

EVENTO NA ECOTELHADO – PARQUE LINEAR ARROIO PASSO FUNDO

No dia 07 de abril (sábado) acontecerá o nosso evento para a Virada Sustentável. Ocorrerá das 08:30h às 18:00h. Iremos apresentar o projeto parque linear do arroio passo fundo:

Objetivos: Apresentar proposta de remediação e recuperação do arroio Passo Fundo, localizado no município de Porto Alegre, tendo sua nascente no morro da Apamecor (bairro Nonoai) e desembocando no arroio Cavalhada (bairro Cristal) e por conseguinte, no Lago Guaíba. O Arroio Passo Fundo possui cerca de 4 km de extensão e apresenta grande intervenção antrópica, ao longo de suas margens, devido à densidade populacional no seu entorno.

Justificativa: Considerando que a drenagem urbana é um dos pilares do saneamento, o evento apresenta o Projeto do Parque Linear do Arroio Passo Fundo com a finalidade de demonstrar à sociedade que é possível utilizar tecnologias biofílicas na resolução de problemas urbanos, minimizando os impactos causados pela urbanização não planejada.

Veja o que vai rolar no dia do nosso evento:

/ 09H – PALESTRAS
Abertura com Bióloga Isadora Schmitz – Design Biofílico e Parques Lineares;

Evolução do Saneamento no Mundo, Brasil – Eng. Sanitarista e Ambiental Vanessa Falcão Amorim; 
Apresentação do Projeto Parque Linear do Arroio Passo Fundo – Eng. Agrônomo João Manuel Feijó; 
Desafios Sociais do Parque Linear do Arroio Passo Fundo – Geog. Especialista em Gestão de Resíduos Maria Caravagio Nunes.

/ 11H – DEBATE 

/ 12H15 – PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA
*É necessário levar dinheiro para o evento para consumir as comidas deliciosas das bancas!
– Bancas (em breve mais participantes);
Parada Saudável;
Filó Merenda Caseira;
La Coruja;

*Meu Copo Eco é nosso parceiro ecológico e estará presente! Não usaremos copos descartáveis em nosso evento, logo você poderá alugar o Meu Copo eco por R$ 5.00 a qualquer momento, devolver e pegar o dinheiro de volta ou levar para casa como lembrança.  Assim iremos cada vez mais fazer um evento limpo!

/ 13H30 – PROGRAMAÇÃO TARDE
Atividades Simultâneas – oficinas demonstrativas:
– Telhados Verdes e Jardins Verticais com Isadora Schmitz; 
– Contenção de Margens e taludes com plantas com Paulo Renato e Henrique Guimarães; 
– Piscinas Biofílicas e Sanitário de 1/2 Litro com João Manuel; 
– Composteiras com Catarina Schmitz e Vanessa Falcão; 
– Trilha de bike free style com Andreas Dattelkremer;
– Vernissage de artistas;
– Lojas Sustentáveis (em breve participantes).

/ 16h – WORKSHOP com Caé Braga, Raul Cassou e Ubiratan Fernandes;

/ 17h – ENCERRAMENTO
Show Cabeça de Lata

Venha curtir conosco este evento!

Clique aqui e acesse o evento;

Clique aqui e se inscreva gratuitamente.

 

Abertura Virada Sustentável

Referências: Virada Sustentável;

Texto: Catarina Schmitz Feijó;

Data: 21/03/2018