Agora é lei: prédios públicos do Paraná deverão ter Telhados Verdes

Publicado
É isso mesmo. Todos os prédios públicos construídos a partir do mês passado, no Estado do Paraná, deverão ter sistema de aquecimento por energia solar, sistema de aproveitamento de águas da chuva e telhados ambientalmente corretos.
A lei, de autoria do deputado estadual Rasca Rodrigues, tem como objetivo gerar economia e ganhos ambientais aos municípios paranaenses.
Entre os principais benefícios apontados está a redução no consumo de energia elétrica, o combate ao desperdício de água tratada e redução do aquecimento global.

Para o professor Eloy Casagrande Junior, coordenador do Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a obrigatoriedade das instalações ecológicas ajuda a dar credibilidade para as novas tecnologias:

“A partir do momento que são implementados em prédios públicos, estes sistemas começam a ser melhor aceitos pela população”, avalia.

 

 

Ainda sobre o Telhado Verde, o professor cita alguns  benefícios: “É esteticamente bonito e ainda um bom isolante térmico, podendo reduzir de 3 a 5 graus a temperatura de uma residência. Além disso, é um ambiente a mais que pode ser utilizado como jardim ou horta e ainda ajuda a reduzir as emissões de carbono e a temperatura das ilhas de calor que se formam nas cidades”, enumera.
Para Casagrande, aliado à obrigatoriedade de instalar estes sistemas, o poder executivo e legislativo deveria estudar medidas de incentivo financeiro ao uso destas tecnologias.
“Países que adotam medidas como esta, criam programas de apoio como isenção fiscal e isenção de impostos, para diminuir o custo ara instalação dos sistemas”, exemplifica o professor.
Posts relacionados: