Saiba o que são as Air Plants e para que servem

Publicado

Você sabe o que são air plants

Esta variedade tem feito sucesso e arrematando corações de arquitetos, paisagistas e, é claro, de que qualquer um que aprecie plantas belas, exóticas e que necessitam de pouca manutenção.

 Apesar do nome, não são plantas que brotam das nuvens, mas não seria exagero dizer que, muitas vezes, parecem, realmente, voar!

Leia o conteúdo abaixo e saiba mais sobre as air plants. Confira!                                              

O que são Air Plants?

Quando falamos em plantas aéreas, ou air plants, nos referimos a um conjunto de espécies da família das bromélias que apresentam mais de 650 exemplares diferentes.

Elas têm esse nome porque se desenvolvem suspensas no ar e geralmente presas a outras árvores ou plantas. Apesar disso, é importante saber que não são parasitas, mas plantas epífitas.

Isso significa que, tais quais samambaias e orquídeas, elas vivem sobre outras espécies sem que ocorra o parasitismo, numa relação que pode variar entre o que na ciência é conhecido como inquilinismo, em que uma planta se beneficia da outra sem prejudicá-la, ou comensalismo, quando ambas têm vantagens nessa relação.

Entre os exemplos de air plants estão a Tillandsia cyanea, Tillandsia xerographica, Tillandsia ionantha, entre outras.

Crédito da foto: Pinterest

Para que servem as air plants e quais as suas vantagens?

No paisagismo, as air plants servem para trazer vegetação para ambientes onde nem sempre ela seria esperada, unindo o exotismo de sua natureza com a criatividade da decoração que ela integrará.

 Se a ideia é escolher essas plantas para compor algum ambiente, vale a pena conhecer algumas de suas vantagens:

  • Não exigem podas relevantes e frequentes, sendo apenas necessário descartar folhas secas e cortar eventuais pontas queimadas ou secas;
  • Não necessitam de terra para cultivo, podendo ser instaladas sobre superfícies de qualquer natureza ou material, devendo haver o cuidado de não haver o contato direta dessa superfície com a água;
  •  Não necessitam de adubação para crescerem com vigor;
  • Por fim, e mais importante, precisam de circulação de ar e luz natural, mas não necessitam de incidência direta da luminosidade solar, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento. Esse ponto é o mais importante para o cultivo das air plants.

Air plants e design biofílico

Ainda que as air plants tenham muitas vantagens e sejam dotadas de uma grande beleza, nem sempre elas se apresentam integradas a um design biofílico, mas se mostram como um desafogo à esterilidade de muitos ambientes completamente desprovidos de natureza.

A fim de unir as vantagens e o encanto dessas plantas com uma transformação verde e biofílica do local onde elas seriam instaladas, tecnologias de infraestrutura verde, como os jardins verticais, se apresentam como excelentes opções.

O Jardim Vertical Mamute, por exemplo, possui em cada uma de suas floreiras capacidade de armazenamento de quatro litros de argila expandida, deixando mais espaço para as raízes se desenvolverem. 

Essas características, portanto, tornam esse produto perfeito para encher uma parede, com muita beleza e harmonia, com air plants, que podem, ainda, ser intercaladas com outros tipos de plantas.

 

Jardim Vertical Mamute. Foto: Arquivo Ecotelhado

Outro produto muito interessante é o Brise Vegetal Pendente.

Composto por módulos de plástico reciclado e reciclável que são encaixados verticalmente na quantidade adequada à necessidade de cada projeto, esse sistema pode ser utilizado para decorar fachadas, paredes internas ou externas, e criar divisórias entreabertas, permitindo o plantio de diversos tipos de vegetação, inclusive de air plants.

A única ressalva, aqui, é que o brise não pode estar exposto diretamente à luz solar, o que pode prejudicar o desenvolvimento das air plants nele instaladas.

Brise Vegetal Pendente. Foto: Arquivo Ecotelhado

As air plants, portanto, são uma ótima escolha para você encher o seu ambiente de verde de forma criativa e exótica. 

Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que são perfeitos para air plants e uma variedade inimaginável de plantas?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

 Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagem de capa: Reprodução/Blooscape.