Antigo terminal de São Francisco vira exemplo de construção sustentável

Publicado

A reformulação da central de transporte da cidade de São Francisco, Califórnia, faz parte do projeto Transbay Transit Center, que trará um grande parque de 22 mil m² na sua superfície com uma extensa área verde e irá abranger cinco quarteirões da cidade, abrigando uma variedade de programas que atraiam tipos diferentes de usuários ao local.

01

O projeto desenvolvido pela Pelli Clarke Pelli, empresa de arquitetura, fará alterações na estrutura do terminal construído no século 20 para transformá-lo em um amplo parque suspenso com teatros, cafés, amostra de arte e parque infantil. Tudo de graça.

A estrutura da fachada será inspirada no formato das árvores, com “troncos” de aço que se juntarão nas pontas formando pétalas próximas à cobertura. Os corredores do centro de transportes abaixo serão iluminados por luz natural, através de claraboias situadas dentro do parque.

02

O término da reforma, que custará US$ 4 bilhões, está previsto para 2017. A sua estrutura contará com turbinas eólicas para geração da energia, um sistema de resfriamento interno que vai utilizar o ar externo, energia geotérmica para regular e aquecer a temperatura, além de reutilizar a água do terminal. O conjunto dessas medidas “verdes” pode dar ao projeto a certificação LEED Ouro (Leadership in Energy and Envirommental Design) – selo de certificação recebido por edificações sustentáveis.