SP 11-4063.8986 | RJ 21-4063.6768 | 51-3242.8215 | 31-4063.6768 | 41-4063.6768 | 61-4063.6768 | 71-4062.8084 | 48-4052.8986
EMPRESA ECOTELHADO :
Com a função de criar e manter o verde em cidades nasceu a empresa brasileira Ecotelhado, companhia pioneira em soluções verdes para problemas urbanos. Desde 2005, desenvolve produtos e serviços na diminuição dos danos ambientais, causados pelo aquecimento global e pelo crescimento populacional. Esse projeto vem desde o inicio se renovando, com muitos anos de pesquisa para desenvolver os melhores produtos. Buscam soluções criativas e sustentáveis para problemas crônicos insolúveis pela tecnologia convencional, o melhor convívio das pessoas com a natureza, conforto térmico, acústico, eficiência energética, reaproveitamento da água, praticidade, economia, fácil instalação e pouca manutenção dos sistemas.
A empresa desenvolve uma série de soluções ambientais, das quais: Ecotelhado, Ecopavimento, Ecoesgoto e Ecoparede, reconhecidas mundialmente e gratificada com diversos prêmios. Tem como missão: Proporcionar inovação e qualidade em produtos que contribuam para ampliação da infraestrutura verde, com o compromisso de atender às necessidades do cliente e ao mesmo tempo preservar e renovar o meio ambiente. Visão: Ser reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços ao cliente, sendo referência em produtos para construção sustentável no Brasil. Valores: A bioética, a iniciativa, o comprometimento e a transparência. Arquitetura sustentável, arquitetura verde ou mesmo eco-arquitetura é uma forma de elaborar um projeto arquitetônico com sustentabilidade, buscando aproveitar recursos naturais e sistemas de construção que reduzam o impacto ambiental destas edificações sobre o meio ambiente e seus habitantes.
Arquitetura Sustentável tem como princípios:
A atenção as condições climáticas, dos ecossistemas e hidrografia dos arredores dos edifícios construídos, para ter o melhor desempenho com o mínimo impacto; Que a construção precisa atingir níveis de conforto térmico, para que assim, reduza a necessidade de sistemas artificiais de aquecimento ou ventilação, que cumpra os requisitos de iluminação, salubridade e a ocupação dos edifícios; A efetividade e equilíbrio na utilização das matérias-primas de construção, atribuindo prioridade ao menor consumo de energia em comparação com os de alta energia; A diminuição do consumo de energia, cobrindo-as com fontes de energia renováveis, evitando em cada passo, agressões desnecessárias para o ambiente, reduzindo os resíduos resultantes; Projetos de edifícios sustentáveis devem prever a diminuição no consumo de água e armazenamento inteligente desse recurso, com tecnologias de reutilização da água e equipamentos de redução do consumo, por exemplo, torneiras e chuveiros com sensores ou temporizadores. Algo já muito comum da arquitetura sustentável é o aquecimento solar da água, que seria o uso de energia solar, com as células fotovoltaicas, para aquecimento do banho, etc; é interessante por ser uma fonte de energia abundante e gratuita.
Arquitetura Sustentável tem como benefícios:
Redução nos resíduos das cidades, pois são separados para que ocorra a reciclagem correta; os matérias regionais são priorizados na construção sustentável, o que prioriza o desenvolvimento do comércio regional, pois o percurso de transporte e emissão de gás carbônico da queima do combustível é reduzido; preservação do meio ambiente; economia financeira a longo prazo; qualidade de vida; valorização imobiliária; desenvolvimento da consciência ambiental; salubridade e bem-estar.
Arquitetura Sustentável em materiais ecológicos: são aqueles produzidos com o menor impacto ambiental, o que acaba sendo sempre o mais correto. Produtos ecologicamente certos são sempre os mais garantidos e beneficiários, mesmo em longo prazo. Arquitetura sustentável mostra que existe a possibilidade de conviver de uma maneira responsável, eficiente e adequada.
O One Central Park, em Sydney-Austrália, é um lembrete impressionante de que a natureza pode prosperar na cidade. A fachada espetacular é a tela para uma coleção de jardins verticais de tirar o fôlego, que só podem ser descritos como:
“Uma flor para cada morador, e um buquê para a cidade” – Bertram Beissel
Projetado pelo premiado arquiteto parisiense Jean Nouvel e pelo artista e botânico francês Patrick Blanc, as torres são como uma cortina de folhagem.
Sistemas como o Brise Vegetal e o Jardim Vertical Canguru cobrem grande parte das fachadas, fazendo com que o empreendimento tenha o jardim vertical mais alto do mundo!
O efeito é uma casa na árvore, com 250 espécies de flores e plantas australianas que fazem com que a fachada se modifique a cada estação do ano.
Imagens: Murray Fredericks, Simon Wood, John Gollings (arquitetura sustentável em porto alegre)