Imagem de cima de prédios com paisagens e telhados verdes para simbolizar a arquitetura paisagística

O que é a arquitetura paisagística? Saiba mais

Publicado

Você sabe o que é arquitetura paisagística?

Quando pensamos em arquitetura, geralmente nos vem à cabeça a ideia de projetos de casas, prédios e todo tipo de edificação. 

Há, porém, muitas aplicações diferentes nessa área do conhecimento, e uma delas é a arquitetura paisagística.

Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo e confira!

O que é a arquitetura paisagística?

Arquitetura paisagística é a ciência e arte de projetar espaços ao ar livre para fins ornamentais, funcionais e recreativos, combinando os princípios da arquitetura, da engenharia civil e da ecologia para criar ambientes desejáveis para uso humano.

Esta área abrange os elementos naturais, como árvores, gramados, caminhos e plantas, e os elementos artificiais, como fontes, estruturas de pátio, muros de contenção e decorações de jardim.

O objetivo da arquitetura paisagística é projetar e desenvolver ambientes interiores e exteriores que sejam funcionais, atraentes e saudáveis para as pessoas.

Relação entre a arquitetura paisagística, o design biofílico e a infraestrutura verde

Claro que arquitetura paisagística tem tudo a ver com design biofílico e infraestrutura verde. 

Embora nem sempre o profissional responsável pelo projeto faça uso dessas ideias e tecnologias, não há dúvidas de que elas são fundamentais.

Enquanto a arquitetura paisagística integra uma abordagem de design e construção inspirada na paisagem, enfatizando a integração do ambiente construído com a natureza, a ideia de design biofílico se relaciona com a busca pela criação de espaços que evoquem uma conexão com o ambiente natural, ajudando a criar uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza.

Ou seja, para que projetos de arquitetura paisagística alcancem seus objetivos de forma mais clara e precisa, é necessário aliar elementos de design biofílico que consigam trazer a flora e a fauna para o ambiente construído, resultando em espaços mais conectados com a natureza e mais agradáveis.

A fim de que isso se mostre viável, é cada vez mais comum fazer uso de tecnologias de infraestrutura verde, como telhados verdes e jardins verticais, por exemplo.

Esses elementos são importantes e muito proveitosos não só por questões estéticas mas também pela sua funcionalidade, proporcionando diversas outras vantagens àqueles que os integrarem em seus projetos.

No caso de telhados verdes e jardins verticais oferecidos pela Ecotelhado, sua reserva d’água facilita sua manutenção, reduzindo custos com irrigação e mão-de-obra, além de conceder conforto térmico para a edificação e aumentar a área verde da construção em um espaço muitas vezes ocioso.

Então, profissionais da área, fica a dica: elementos de design biofílico e infraestrutura verde devem estar na ponta da língua de qualquer arquiteto paisagista, afinal, além de serem excelentes complementos para qualquer projeto (ou, muitas vezes, sua essência), se revelam como verdadeiras soluções sustentáveis para diversas necessidades das pessoas e do ambiente onde elas se encontram.

Na Ecotelhado é possível encontrar diversas soluções essenciais para a arquitetura paisagística.

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas. Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagens: Arquivo Ecotelhado